Dicas para manter uma alimentação saudável de férias escolares

As férias escolares chegaram e, só por isso, parece que já é razão para deixar papais e mamães preocupados com a rotina das crianças.

Dormir até mais tarde, horas a mais de jogos e televisão, bagunça na casa e também os cuidados para manter a alimentação saudável do ano todo. Esses são alguns dos desafios que os pais encontram para manter seus filhos em casa.

Se você também lutou para manter a alimentação saudável o ano todo e está com dificuldades em negociar os lanches saudáveis com seus filhos, continue até o final do artigo.

Vou te dar dicas simples e práticas para manter uma alimentação saudável de férias escolares.

Faça substituições

Nem tudo precisa ser cheio de açúcar, farináceos e outras calorias vazias. É possível fazer substituições inteligentes dos alimentos industrializados e gordurosos.

Em vez de oferecer salgadinhos, tenha sempre à mão frutas frescas picadas para seus filhos comerem quando sentirem fome. Também vale a pena manter opções como granola e iogurte natural.

Em últimos casos, se a vontade de beliscar uma guloseima for grande, aposte em opções como pipoca. Outra opção interessante é substituir massas de farinha branca pelas integrais, que são mais saudáveis.

Os sorvetes e picolés também não precisam todos ser de caramelo, chocolate e outras opções que são puro açúcar. Substitua pelas versões em frutas. Se puder ser caseiro, melhor.

Também na hora de preparar tortas e bolinhos, dê preferência a recheios como brócolis, cogumelos, frango, peixe e outras opções nutritivas. Seus filhos vão amar.

Cozinhe com as crianças

Já que o momento é de férias, que tal uma atividade diferente? Cozinhar com as crianças frequentemente não é uma opção. Afinal, nem sempre conseguimos dar a atenção merecida a elas durante o ano.

A ideia é que as crianças entendam essa atividade como um lazer. E, como em toda boa brincadeira, elas também vão aprender!

Faça que te acompanhem à feira ou ao mercado, mostre os alimentos e deixe que ajudem a escolher tanto a receita quanto os ingredientes.

Manter esse contato com os alimentos é divertido e pode ajudar na hora de manter a rotina de bons hábitos alimentares.

Ofereça muito líquido

Em especial devido ao calor, as crianças precisam mais do que nunca de muita hidratação.

Principalmente se for sair na rua, carregue sempre consigo uma garrafa de água. Sucos naturais e água de coco também podem fazer parte do dia a dia, no entanto, não substituem a água.

O objetivo sempre deve ser evitar as bebidas industrializadas, como refrigerantes e achocolatados.

Leia também: A importância da nutrição infantil

Atenção aos menores de 2 anos

Todas essas dicas são válidas para as crianças maiores de 2 anos. Os pequenos que seguem em seus primeiros mil dias de vida não devem ter nenhuma exceção.

Até essa idade, eles não devem ter contato com açúcar nem com os alimentos industrializados.

Para os maiores, é sempre possível negociar e equilibrar as opções.

Em meu Curso Lancheira Saudável ensino receitas que são muito interessantes para fazer no cotidiano de férias. Somente por um tempo limitado, esse curso conta com um módulo especial de Lancheira de Férias, além do bônus de receitas natalinas.

Para conhecer o curso, acesse agora: Curso Lancheira Saudável com bônus de férias.

Eu espero que minhas dicas para manter uma alimentação saudável nas férias escolares ajude você e sua família.

Até a próxima!