Quais alimentos aliviam o enjoo na gravidez?
  • Post author:
  • Post category:Gestantes
  • Post last modified:11 de maio de 2021

Os enjoos na gravidez são comuns, principalmente no primeiro trimestre. Esse enjoo no início da gestação deve-se principalmente pelo aumento repentino de hormônios beta HCG no corpo feminino. Normalmente, as gravidinhas sentem esse mal-estar pela manhã.

Afinal de contas, o corpo da mulher está passando por mudanças profundas e se preparando para gerar uma nova vida. A notícia boa é que esse desconforto dos enjoos e dos vômitos podem ser minimizados.

Felizmente, há alguns alimentos que aliviam o mal-estar causado pelos enjoos. E é sobre aliviar esses enjoos na gravidez que falo abaixo. Vamos conferir?

Os enjoos na gravidez

Os enjoos matinais são náuseas e/ou vômitos experimentados durante a gravidez. Estudos inclusive apontam que cerca de oito em cada dez mulheres apresentam enjoos na gravidez logo pela manhã.

Aliás, uma coisa que se tornou quase como um sintoma da gravidez são os enjoos. Vemos na TV mulheres que suspeitam estarem grávidas e já com sinais de enjoo.

Claro que há um certo exagero nisso tudo, mas o fato é que eles fazem parte da gestação da grande maioria das mulheres nas primeiras semanas. Para outras, o enjoo pode inclusive durar toda a gestação.

Outro ponto importante é que náuseas e vômitos intensos, especialmente se você não consegue engolir nenhum líquido, podem resultar em desidratação. E isso pode ser especialmente prejudicial durante a gravidez. 

Leia também::: Por que existem alimentos que a gestante não deve consumir?

Como a alimentação pode ajudar

O primeiro passo é entender o que a mulher tolera como alimento nesse período. Sempre receito um plano alimentar dentro do que considero ideal, mas pode acontecer da mulher não tolerar um item ou outro.

Algo que acontece bastante é a mulher sentir o enjoo logo cedo, quando se levanta da cama. Nesse caso, a orientação  é que elas tenham algo ali do ladinho da cama, no criado mudo, para comer antes mesmo de sair da cama.

As mulheres podem ter um biscoito salgado, uma torradinha integral, um biscoito de polvilho integral. Ao comer esses alimentos “salgados” — em geral, as grávidas toleram mais. Lembrando que é importante aguardar alguns minutinhos, e só então depois se levantar.

Acredito que em muitos casos esses enjoos na gravidez estão ligados a uma hipotensão postural. Quando ela se levanta pode ter uma leve queda na pressão e esse enjoo iniciar, então vale a pena levantar mais devagar.

Dê preferência pelos sólidos

Outra dica são os alimentos sólidos. É muito importante a gestante se manter hidratada, mas isso pode desencadear o enjoo.

Como solução recomendo ela chupar um gelinho, fazer um picolé com frutas naturais. Isso ajuda a manter o corpo hidratado.

Uma coisa que observamos bastante é que a grávida tolera também melhor o que é ácido. Por isso, o iogurte, a coalhada, ou mesmo uma água com algumas gotas de limão são sempre indicadas.

Também é importante a mulher não ficar muito tempo de estômago vazio. Inclusive recomendo que elas façam ao menos quatro refeições ao dia.

No plano alimentar, o ideal é que ela faça um bom café da manhã e um bom lanche à tarde. Além de duas refeições principais, que seria o almoço e o jantar.

Isso também ajuda bastante a evitar os enjoos na gravidez. Mas há casos que é necessário reduzir ainda mais esse tempo entre refeições, com lanches menores, como uma torradinha, para evitar que essas ondas de enjoo retornem.

A mulher gestante também deve evitar alimentos muito gordurosos ou muito condimentados. Isso pode contribuir para a sensação de mal-estar após as refeições.

Leia também:::: Quais bebidas para grávidas são permitidas?

Tudo vai passar

Infelizmente os enjoos na gravidez são parte do processo de mudança do corpo feminino. Ele se prepara para gerar uma vida. Em geral, são mais frequentes no primeiro trimestre e depois passam.

Por isso, faça o seu melhor para permanecer firme e praticar o autocuidado. Descanse bastante e também mantenha a calma praticando técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação. 

Portanto, lembre-se, por mais desagradável que seja, os enjoos na gravidez costumam ser um bom sinal de que sua gestação está no caminho certo.


E para saber um pouquinho mais sobre nutrição e enjoos na gravidez, confira o vídeo que publiquei no meu canal no Youtube, em que converso sobre o tema com a Dra Érica Mantelli. É só dar o play abaixo!