Alimentação infantil saudável nas festas de fim de ano é possível?

A alimentação saudável nas festas de fim de ano é um desafio para toda a família. E, principalmente, para os pais que desejam manter o equilíbrio alimentar de seus filhos.

Entendo que esse é o momento de sair da rotina e permitir aqueles alimentos que não fazem parte do nosso dia a dia. Inclusive, as opções com açúcar.

No entanto, gosto de dizer que até para sair da rotina precisamos ser conscientes. Ao modificar os nossos hábitos, é possível criar exceções sem que a saúde seja prejudicada.

Leia até o final para descobrir como manter a alimentação mais saudável nas festas de fim de ano.

Fazendo escolhas mais saudáveis

Pratos açucarados e repletos de calorias vazias costumam compor a mesa. Mas, será que precisa ser assim o tempo inteiro?

Existem várias substituições que podem ser feitas em relação às opções mais pesadas. Pratos mais leves podem compor ceia de natal e de ano novo, incluindo frutas, hortaliças e carnes magras.

Desde a chegada das férias escolares, uma mudança na rotina é bastante comum. E isso inclui a alimentação.

Por isso, um dos primeiros passos é conversar com o seu filho sobre a importância de manter um padrão alimentar para a saúde dele.

É bem interessante falar de uma maneira que ele entenda, conforme a sua faixa etária. Assim, fica mais fácil ter a colaboração dele para uma boa alimentação nessa época do ano.

Dicas para manter o equilíbrio alimentar

Pode parecer complexo, mas, seguindo algumas recomendações simples, seu filho vai se alimentar com muito mais qualidade ao longo desse período.

Cuidado com os excessos.

Tente alimentar a criança com a quantidade de comida que ela ingere habitualmente.

Cuidado com os “frios”, maioneses e alimentos crus.

Aquelas opções que passam muito tempo em exposição nas mesas podem causar algum inconveniente bem indesejado nesse período de festas.

Dê preferência às comidas assadas ou cozidas, que são mais seguras e saudáveis.

Muito cuidado com alimentos comprados na rua.

Na mesma linha da segurança alimentar, é importante redobrar os cuidados em relação à comida de rua.

Se estiver na praia, prefira os picolés de fruta e, se possível, leve os lanches da crianças prontos de casa. Assim, você garante que ninguém vai passar mal.

Caso encomende a ceia de Natal, fique atento ao padrão de higiene dos restaurantes e dos locais onde serão feitas as encomendas. Evite locais desconhecidos.

Estimule a criança a beber líquidos

Manter a hidratação com água, suco de frutas naturais e consumo de frutas é fundamental. Esse é um hábito que deve nos acompanhar por toda a vida, inclusive nas férias.

Converse com seu filho

Ensine seu filho que mesmo nessa época devemos cuidar de nossa saúde se queremos  aproveitar ao máximo as férias.

Vale a pena, também, se preocupar em ser o exemplo. As crianças prestam atenção em tudo e as atitudes valem mais que suas palavras.