Você já ouviu falar em rodízio alimentar?

Você já ouviu falar em rodízio alimentar?

O rodízio alimentar não é só sinônimo de rodízios à vontade de carnes e massas, mas sim de diversificar o cardápio ao qual a criança é exposta diariamente. Em especial nos primeiros anos de vida, a criança está descobrindo os novos sabores e adequando o seu paladar.

Quanto mais variedade de alimentos saudáveis forem oferecidos desde a sua introdução alimentar, melhor! Além dessa questão, comer sempre os mesmos alimentos – chamamos de monotonia alimentar – faz que as crianças absorvam menos os nutrientes da comida. As chances de desenvolver alergias e intolerâncias alimentares são maiores em quem não come um pouco de tudo.

Você deve estar se perguntando:

Como faço esse rodízio alimentar? Dar um pouco de cada item para meu filho provar é suficiente?

A boa notícia é que você pode usar alimentos bastante acessíveis nesse rodízio. Nessas horas, imaginação é tudo!

Rodízio alimentar no almoço

Almoçar é um momento muitas vezes desafiador para muitas famílias onde as crianças estão na fase da introdução alimentar. Isso porque os novos alimentos nem sempre são tão bem aceitos como as famílias gostariam. Que tal oferecer opções diferentes a cada dia?

Uma ideia é trocar o arroz pela quinoa. Rica em Ômega 3, completa em aminoácidos essenciais, diminui a absorção dos carboidratos, ajuda a regular o intestino e é ótima para a saúde. Também é interessante apostar em misturas. As receitas tradicionais podem ganhar cor e sabor a mais acrescentando temperos naturais, ou brócolis e cenouras picadas.

Experimente também trocar os ingredientes de outros alimentos: em vez de macarrão, abobrinha ralada fininha. O purê não precisa levar sempre a tradicional batatinha: que tal a batata salsa ou mesmo a abóbora?

Essas dicas, é claro, podem ir muito além, trocando todos os dias as verduras disponíveis, as opções de carne… Não existem limites para a imaginação!

Rodízio alimentar no café da manhã

Quem disse que café da manhã precisa ser somente pão e leite? Você pode substituir os tradicionais sanduíches da manhã pelos waffles, que são muito saudáveis e deliciosos. Ou então, que tal panquecas? Até mesmo o preparo pode ser feito com a participação dos pequenos!

Nos dias em que oferecer o sanduíche, procure trocar os recheios. Troque as saladas, as carnes, coloque ovos… Se preferir  Imaginação é tudo!

Você também pode trocar o leite e o café por um suco natural, preferencialmente não coado. Ao optar por geleias, dê preferência àquelas artesanais de frutas em vez daquelas industrializadas e altamente açucaradas como recheios para os pães. Não esqueça de oferecer, também, diferentes frutas picadinhas, sem jamais misturar com açúcar.

Por falar em açúcar… O café da manhã pode ser um dos momentos que a criança mais tem contato com o açúcar durante o dia. Não estou falando só do açúcar branco adicionado ao café ou às frutas. Principalmente biscoitos e bolos contam com muito açúcar escondido. Você pode conferir mais sobre o assunto neste artigo. Por isso, evite esse tipo de opção no café da manhã.

Espero que meu artigo ajude você a fazer o rodízio alimentar do seu filho.

Até a próxima!

Com amor.

Andreia Friques.

Fechar Menu