A verdade é que nós estamos ABANDONANDO NOSSOS FILHOS!
Por diversos motivos, terceirizamos os cuidados… Com medo da violência, os deixamos dentro de casa e suprimos nossa ausência, abarrotando as despensas de biscoitos… Afinal, essa ausência há de ser suprida de alguma forma!
O número de crianças obesas aumentou 400% na última década e tem crescido a quantidade de procedimentos invasivos como a colocação de balão intra-gástrico em adolescentes.
A questão precisa ser avaliada e as mudanças devem ocorrer no contexto familiar.
Essas foram algumas considerações de um médico capixaba em entrevista sobre obesidade infantil nesse fim de semana. Assisti a entrevista reflexiva como sempre e, triste, por saber que, de maneira geral, nossas crianças estão pedindo socorro, inclusive as que não estão obesas!
Não podemos colocar a culpa na vida corrida e deixarmos nossos filhos abandonados, entregues à internet, novelas e guloseimas!
Babás, empregadas, vizinhas, avós, profissionais da saúde, professores, estão aí para nos ajudar, mas os RESPONSÁVEIS PELOS FILHOS SÃO E SEMPRE SERÃO OS PAIS!
Nossas crianças precisam de muitas coisas, mas a nossa PRESENÇA é INSUBSTITUÍVEL!
Autoridade, limites, amor e exemplo têm que passar de pais para filhos! Pense nisso! Estamos juntos, procurando mais saúde para nossos filhos, sempre!
Uma semana abençoada! ♥
Andreia Friques