Como ser um nutricionista atualizado na área materno-infantil?

Como ser um nutricionista atualizado na área materno-infantil? Eu recebo todos os dias essa pergunta, seja de amigos, profissionais conhecidos, ou mesmo nas redes sociais.

E de fato, se manter atualizado é de fundamental importância em qualquer área. E na nutrição materno-infantil essa busca constante por novidades é ainda mais crítica. Afinal de contas, é com a vida das pessoas que estamos lidando.

Por isso, preparei esse artigo com algumas dicas que você pode aplicar facilmente, ficando sempre atualizado. Vamos lá?

A importância da atualização

A nutrição é uma área bastante vasta e atender todos os públicos é praticamente impossível. Até pouco tempo atrás era comum ouvir as pessoas dizendo que atendiam de tudo, e também faziam nutrição materno-infantil. 

Ou então pessoas que achavam que era bobagem se especializar em uma área específica da nutrição. E eu digo:

É preciso se especializar sim! O universo materno-infantil é complexo, cheio de particularidades, e tudo o que acontece nesse binômio mãe-feto, mãe-filho, vai ter impacto não apenas nessa, mas também nas futuras gerações.

É preciso entender que a criança não é um adulto em miniatura, ela tem suas particularidades que precisam ser observadas. Inclusive, essas particularidades em geral são exclusivas de cada fase de sua vida. 

LEIA TAMBÉM>>> Estudo demonstra como a amamentação previne obesidade infantil

Como ser um nutricionista atualizado?

Não tem segredo: é estudar. O Pubmed está aí para todo mundo, com muitos artigos, estudos, novidades, em todas as áreas da saúde e da medicina. 

Outra dica que dou é fazer uma boa pós-graduação. Em geral, nas graduações de Nutrição recebemos um conhecimento mais genérico, que permite que possamos dar início aos nossos atendimentos de forma mais genérica. Mas a pós-graduação vai ampliar nosso conhecimento dentro de determinado nicho.

E não importa qual caminho você deseja seguir, se é na área materno-infantil, na esportiva, geriátrica, ou tantas outras que existem. Mas ser um nutricionista atualizado é um grande diferencial de mercado e permite que você possa ter mais clientes.

Mas recomendo sempre que procure uma pós-graduação que seja de relevância, que agregue conhecimento à sua prática. E não apenas para ter um certificado. Afinal de contas, não é isso que fará tanta diferença, mas sim o seu conhecimento e como você aplicará nos seus pacientes.

Faça cursos

Fazer cursos também é uma forma bastante eficiente para quem deseja ser um nutricionista atualizado. Temos vários cursos online, de qualidade. E que avançaram bastante no último ano, em função da pandemia. 

Hoje é possível também frequentar virtualmente congressos, temos entidades promovendo congressos internacionais de forma virtual, jornadas, meetings. Ou seja, há inúmeras possibilidades para nos mantermos atualizados dentro da área escolhida.

Por exemplo, dentro da área materno-infantil, temos a Abranmi (Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil). Lá é possível ter um amplo acesso a diversos estudos, artigos, cursos, congressos e uma infinidade de outros materiais que permitem que possamos nos manter atualizados na área.

Invista em você!

Saber como ser um nutricionista atualizado é de fundamental importância para quem quer se destacar na área. Além disso, no caso da nutrição materno-infantil, é um ato de amor, e que permitirá que você possa aplicar cada vez mais conhecimento aos seus atendimentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre como ser um nutricionista atualizado. E para ficar sempre sempre novidades sobre a área, me siga nas redes sociais. Estou no Youtube, Facebook e Instagram.