O que o bebê não pode comer até um ano?

O que o bebê não pode comer até um ano?

Quer saber o que o seu bebê não pode comer até completar o primeiro ano de vida? Então, siga a leitura desse artigo.

A alimentação para menores de um ano é decisiva para a saúde da criança. Quem me conhece sabe que não sou radical com a alimentação infantil, mas aqui estamos falando de um bebê em fase de descoberta de sabores e adaptação do organismo aos alimentos.

Entender sobre o que o bebê não pode comer até um ano de idade é prepará-lo para o momento que ele vai ter contato com a alimentação da família. Saiba quais alimentos são alergênicos e oferecem riscos ao bebê, além daqueles que não contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Mel, açúcar e sal

Aí está um item que gera confusão entre pais e mães. Afinal, o mel seria um adoçante natural em substituição ao açúcar tão prejudicial. No entanto, o mel pode provocar botulismo. Por isso, está na lista do que o bebê não pode comer até um ano.

O açúcar também não deve fazer parte da rotina alimentar até a criança completar dois anos, pois mascara o real sabor dos alimentos e torna o paladar do bebê viciado.

Leia mais motivos para não dar açúcar aos bebês neste meu artigo.

O sal, por sua vez, também não deve entrar no preparo dos alimentos antes de completar o primeiro ano de vida. A partir dos 12 meses, o sal pode ser acrescentado em pouca quantidade nas refeições. Não é uma informação muito difundida, mas os próprios alimentos já contam com uma quantidade de sódio em sua composição, suficiente para usar pouco sal.

Frutos do mar e oleaginosas

Entre os alimentos que o bebê não pode comer até um ano estão os frutos do mar em geral. Camarões, polvos, lulas e mexilhões devem passar longe do prato do seu bebê. No entanto, peixes estão liberados e inclusive são recomendados.

Outro item que os pais devem tomar cuidado é com as oleaginosas, como castanhas e nozes, devido ao risco de alergia alimentar.

O ovo está liberado desde que a criança não seja alérgica. A dica para começar a dar o ovo para o bebê menor de um ano é oferecer a clara cozida. Se nada anormal acontecer, é possível dar o ovo todo. Você pode conferir outras dicas de introdução alimentar complementar neste post

Assista também meu vídeo com Mais Dicas de Introdução Alimentar

O bebê não pode comer até um ano: alimentos industrializados

Biscoitos, salgadinhos e outros alimentos processados e repletos de ingredientes artificiais não necessariamente desencadearão alergias, mas não contribuem em nada com a formação de hábitos saudáveis.

Dê preferência aos alimentos mais naturais possíveis, daqueles trazidos direto da feira e preparados com muito carinho em casa mesmo. Invista em comida de verdade. Quanto melhor for a alimentação do seu bebê até o primeiro ano, mais saudável será a vida dele.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender o que o bebê não pode comer até um ano. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Com amor,

Andreia Friques

Fechar Menu