Benefícios do kefir para crianças: você conhece?

Benefícios do kefir para crianças: você conhece?

Kefir para crianças pode? Esta é uma dúvida de muitos pais, que já conhecem e se beneficiam desse alimento probiótico e desejam que seus filhos aproveitem as suas propriedades. O consumo de kefir desde a infância não apenas é possível como recomendável. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto.

Por que incluir o kefir na alimentação?

O kefir está no grupo das proteínas, que é um dos nutrientes essenciais ao desenvolvimento da vida. Hoje, nossas crianças estão muito expostas ao bisfenol A, como expliquei neste post. Mesmo fazendo de tudo para evitar o contato com o bisfenol, infelizmente, não há como evitar totalmente.

Em meu trabalho de pesquisa, observei crianças que tiveram contato com o kefir ao longo da vida. Nesse grupo, os impactos da contaminação ambiental pelo bisfenol A são muito menores, em alguns casos até inexistentes. Isso demonstra o poder do kefir, já que o bisfenol A lesa até o DNA. O kefir não permite que isso aconteça.

A riqueza de bactérias de boa qualidade, chamada de probióticos, faz que o kefir seja um alimento muito bem-vindo aos organismos de todas as idades. Os benefícios do kefir fazem que o intestino seja mais saudável, oferecendo mais imunidade a todo o corpo.

Para as crianças, fortalecer a imunidade é fundamental. Não é raro ouvir dos pais que, após iniciar na escola, os filhos ficam doentes com frequência. Além de proteger contra eventuais viroses e resfriados nessa fase, o consumo de kefir na infância vai tornar o seu filho um adulto mais saudável.

Kefir para crianças: como oferecer?

O kefir é um alimento acessível. Basta ter uma colônia de grãos, que é possível adquirir por um preço baixo ou por doação, e mantê-la viva trocando o leite ou a água diariamente. No entanto, eu concordo que não é simples consumir o kefir devido à acidez do sabor.

Para muitos adultos, o sabor já é um obstáculo. Oferecer puro às crianças nem sempre funciona e o risco de rejeição é alto. Por isso, recomendo oferecer às crianças com um fio de mel, ou misturado a frutas. Eu uso muito o kefir em receitas. Para meus filhos, eu coloco no waffle, por exemplo. Eles nem percebem!

Em meu Curso Lancheira Saudável, disponibilizo diversas receitas de lanche escolar que fazem bem à saúde, agradam o paladar infantil e algumas delas incluem o kefir no preparo. São receitas que também faço para meus filhos em casa. Conheça no link: Curso Lancheira Saudável.

Caso funcione oferecer o kefir como iogurte, saiba que nem é preciso muito para usufruir dos benefícios. A partir de 50ml por dia, as bactérias boas do kefir já estão preparadas para guarnecer o organismo da criança.

Espero que meu artigo tenha incentivado você a oferecer o kefir para crianças. Considero uma das alternativas mais eficazes e baratas para proteger nossos filhos e a nós mesmos desse mundo tóxico que vivemos.

Para saber mais, confira meu vídeo abaixo. Aproveite e faça inscrição em meu canal do Youtube para não perder nenhuma atualização minha por lá e conferir alguns outros vídeos sobre alimentação e saúde infantil.

Com amor,

Andreia Friques

Fechar Menu