You are currently viewing Benefícios do limão na gestação: o que é mito ou verdade?

Você já ouviu falar que o limão na gestação traz inúmeros benefícios? Estamos falando de um alimento que é repleto de mitos e verdades. O mais importante é que você saiba o que exatamente traz de benefício para essa fase.

O limão é uma fruta cítrica, rico em vitamina C e seu consumo durante a gravidez é absolutamente seguro. Vou aproveitar a oportunidade para listar os principais benefícios do limão na gestação.

Leia também: O que a gestante não pode comer de jeito nenhum?

Por que consumir limão na gestação?

Quando incluído em uma dieta equilibrada, o limão é um grande aliado da gestante em termos de saúde. Os principais benefícios do limão são:

Alívio dos enjoos

Em especial nos primeiros meses de gravidez, o limão pode inibir o mal estar durante os enjoos. Um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, do Irã, associa que o cheirinho do limão é o responsável por aliviar os enjoos.

Por isso, a gestante pode beber algumas gotas misturadas à água, logo de manhã cedinho, sempre sem açúcar ou adoçante.

Melhora a absorção do ferro dos alimentos

A suplementação do ferro é comum durante a gestação devido à necessidade extra por gerar uma nova vida. O ferro é essencial para o bom desenvolvimento do feto e quando o consumo é baixo a mãe corre o risco de desenvolver anemia.

O limão ajuda o organismo da gestante a absorver o ferro existente nos alimentos, garantindo uma gravidez saudável para a mulher.

Regula as funções intestinais

Sabe aquela conversa de que é normal a grávida ficar constipada? É mentira. Se você sente problemas para ir ao banheiro durante a gravidez, experimente incluir na sua rotina um copo de suco de limão. A fruta ajuda a regular o trânsito intestinal.

Cuidados ao consumir limão na gestação

Antes de incluir o suco do limão na sua rotina, converse com o seu médico e com o seu nutricionista. Em alguns casos, pode ser que a acidez do limão afete o seu sistema digestivo, agredindo a parede estomacal e causando azia.

Outra questão importante é o risco de manchas nos dentes que o limão pode ocasionar. Sempre que tomar o suco, faça a higiene bucal logo em seguida. Quando possível, use um canudo de metal.

Também não quero que você se iluda sobre a função do limão. Saiba que ele, sozinho, não é capaz de fazer a famosa “limpeza no organismo” chamada de detox, tampouco ajuda no emagrecimento durante essa fase.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre os benefícios do limão na gestação.

Será que a cólica do bebê é culpa da mãe?

Se você é gestante ou tem um bebê pequeno, provavelmente já se perguntou sobre a relação entre a alimentação da mãe e as cólicas do bebê.

Além de ser um assunto cercado por muitos mitos, é também uma das perguntas campeãs de perguntas no meu consultório.

Foi por isso que preparei uma aula exclusiva sobre cólica do bebê e alimentação da mãe. Para assistir, basta clicar no botão abaixo:

IR PARA A AULA CÓLICA DO BEBÊ: A CULPA É DA DIETA DA MÃE?

Com amor.

Andreia Friques.