Jantar ou lanchar: descubra o que é o melhor para a sua família

Jantar ou lanchar: descubra o que é o melhor para a sua família

Jantar ou lanchar: eis a questão!

Em um cotidiano tão dinâmico e agitado como temos atualmente, substituir a janta pelo lanche da tarde é a saída que muitas famílias encontram para manter a rotina alimentar.

A pergunta sobre jantar ou lanchar é campeã no meu consultório. Sempre tive meu posicionamento bem firme: jantar é melhor que lanchar. No entanto, percebi que em muitas casa recorrer ao lanche é algo já do costume, ou mesmo necessário devido à dinâmica familiar.

Então, como solucionar o dilema entre jantar ou lanchar? Leia até o final para entender os prós e os contras de cada estilo de refeição.

A alimentação que o corpo precisa

Em nosso cotidiano, é fundamental manter duas refeições principais compostas por cada um dos grupos alimentares: energéticos, construtores e reguladores. Proteínas, vegetais, cereais, leguminosas, entre outros, devem fazer parte dessas refeições.

Você já ouviu falar sobre um prato colorido ser sinônimo de um prato saudável? É a mais pura verdade. A natureza presenteou o ser humano com uma infinidade de alimentos exatamente para a alimentação ser bem variada.

É durante o almoço e o jantar que garantimos muitos nutrientes diferentes para o bom funcionamento do organismo.

Não importa a idade do seu filho. Substituir uma refeição que deve ser bem completa por um pão com manteiga não é nada saudável.

Por isso, eu sempre dou preferência por recomendar a janta.

Leia também: Mau comportamento? O problema pode estar na alimentação do seu filho

Então, entre jantar ou lanchar…

… eu oriento jantar! Mas, como falei acima, cada família tem a sua realidade, seja por qual razão for.

Minha dica para esses casos sempre costuma funcionar: invista em um lanche que reúna mais características de jantar do que de café da manhã.

Você pode optar por uma omelete bastante nutritiva, repleta de fibras, com legumes e acompanhada de uma salada. Pode até parecer um lanche, mas é saudável.

Na dúvida, jante. Mas, se for lanchar, capriche para que não falte nenhum nutriente para você, seus filhos e todas as pessoas da sua família.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre jantar ou lanchar.

Se quiser saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Com amor.

Andreia Friques.

Fechar Menu