6 motivos para cozinhar com as crianças

6 motivos para cozinhar com as crianças

Cozinhar com as crianças é uma atividade prazerosa e que ensina muito aos pequenos. Sobram razões para inseri-los em um cotidiano do preparo dos alimentos. Ainda assim, separei seis principais motivos para cozinhar com as crianças. Vamos lá?

1. Auxilia na inserção de novos alimentos

A seletividade alimentar é um problema pelo qual muitas famílias passam durante a fase de introdução da alimentação e até depois que a criança já atingiu certa idade. Ao participar do preparo de um prato, a criança pode considerar mais divertido provar um novo ingrediente.

2. Estimula a criatividade

Cozinhar é uma arte! Esteja aberto às sugestões que seu filho pode trazer para a cozinha. Seja misturar legumes no arroz, inserir frutinhas na salada ou apostar na apresentação mais divertida dos pratos, imitando carinhas e bichinhos. Seu pequeno vai adorar. Vale tudo!

3. Torna a alimentação mais saudável

Após escolher, lavar e temperar um legume, você não acha que seu filho vai comê-lo com muito mais gosto? O momento da refeição se torna também o orgulho da criança devido à sua participação no preparo do alimento.

Leia também: Você já ouviu falar em rodízio alimentar?

4. Desenvolvimento sensorial

Sentir o cheiro dos temperos, a textura dos legumes e das raízes, experimentar um pedacinho da fruta ou da folha enquanto cozinha… Tudo isso é um aprendizado imenso ao seu filho! Não é só comendo que se aprende a ter uma alimentação saudável. Cozinhar com as crianças abre a elas um novo universo.

5. Vínculo afetivo

O cotidiano cada vez mais atribulado rouba muito do nosso tempo. Quando vemos, os filhos já cresceram. Em vez de deixá-lo na frente do video-game enquanto prepara a refeição, faça o convite! Vocês vão passar momentos especiais e riquíssimos juntos.

6. Seu filho aprende uma habilidade

Tudo que seu filho aprende enquanto é criança vai acompanhá-lo por toda a vida. Saber cozinhar é essencial para qualquer pessoa. Seja menino ou menina, de qualquer profissão, classe social ou região em que morar, todos precisamos comer. É assim que você prepara o seu filho para ser um adulto muito mais independente.

Além do mais, ensinando bem direitinho, dentro de alguns anos quem sabe você chega em casa e o jantar está pronto à sua espera? Não é maravilhoso?

Cozinhar com as crianças é incrível e o aprendizado não é só para os pequenos. Eu mesma aprendi tanto com meus dois filhos na cozinha… Deixe que essa experiência surpreenda você também!

Espero que este artigo seja um estímulo para você começar a cozinhar com as crianças e encontrar seus próprios motivos para que este momento vire um ritual no seu lar.

Com amor.

Andreia Friques

Fechar Menu