Categorias: Gestantes

Você sabe o que é rodízio alimentar?

Já ouviram falar em RODÍZIO ALIMENTAR?

 Trata-se de enriquecer nossa alimentação trocando ingredientes, evitando aquele velho hábito de comer todos os dias a mesma coisa! A MONOTONIA ALIMENTAR, além de diminuir a absorção dos nutrientes, pode levar à inflamação do organismo, INTOLERÂNCIAS e ALERGIAS ALIMENTARES.

A partir de 1 aninho, a criança deve estar apta a comer a alimentação da família e por isso é fundamental que toda a família tenha uma alimentação mais saudável e variada possível para servir de exemplo aos pequenos e ajudando a desenvolver  desde cedo o paladar para diversos alimentos .

Por isso, minha dica é substituir, de vez em quando, o arroz por QUINOA! A Quinoa real é considerada o cereal do século, completa em aminoácidos essenciais, rica em ômega 3 e ômega 6, ajuda no funcionamento do intestino, diminui a absorção dos carboidratos e faz muuuuuito bem a saúde! Você pode comprar os grãos e cozinhar da mesma maneira como faz o arroz! Pode incrementar a receita à sua maneira, colocar brócolis, temperinhos naturais, cenoura picadinha, fica deliciosa! A família toda vai adorar! Abaixo segue uma receitinha com algumas dicas que passo para os meus pacientes no consultório:

• Cozinhe quinoa em grãos no óleo de coco, alho e temperos de sua preferência (cozimento semelhante ao do arroz). Coloque uma pitada de sal marinho integral. Acrescente cebolinha, coentro, salsinha picadinhos. Acrescente oleaginosas picadas ( castanhas, pistache, etc) e, para um sabor adocicado, damasco seco picadinho. Sirva com 1 fio de azeite extra-virgem e com os acompanhamentos que preferir. Crianças maiores de 6 meses podem consumir quinoa, de acordo com a fase da alimentação complementar de cada um. Apenas fique atenta aos demais ingredientes. Como é mais endurecido que o branco, deve cozinhar por um pouco mais de tempo!

Vamos trazer mais saúde pra nossa casa?

Em meu Curso Lancheira Saudável, disponibilizo diversas receitas de lanche escolar que fazem bem à saúde, agradam o paladar infantil e algumas delas incluem o kefir no preparo. São receitas que também faço para meus filhos em casa. Conheça no link: Curso Lancheira Saudável.

Andreia Friques

Compartilhar
Publicado por
Andreia Friques

Posts recentes

Riscos de engasgos: Insegurança na Introdução da Alimentação Complementar

Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…

2 anos atrás

Obesidade infantil: apenas atividade física resolve?

“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…

2 anos atrás

Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…

2 anos atrás

Montando um lanche equilibrado para a criançada

As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…

2 anos atrás

Crianças vegetarianas: Como complementar a proteína na alimentação?

Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…

2 anos atrás

O que fazer quando a criança perde o interesse pela comida?

Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…

2 anos atrás