A entidade será responsável por representar os profissionais que atuam na área da saúde da mulher, da gestante, da criança e do adolescente. Médicos, nutricionistas, odontologistas e outros profissionais de saúde devem integrar a ABRANMI.
O objetivo é promover ações de caráter científico e prático a esses profissionais. É por meio deles que a população pode receber atendimento de qualidade e as informações necessárias para a melhoria da saúde e qualidade de vida.
Vamos entender por que é tão importante a fundação da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil em nosso país nos dias atuais?
Logo após a descoberta da gravidez, é fundamental que a gestante faça seu pré-natal. É por meio desse acompanhamento que é possível prevenir complicações para mamãe e bebê ou até descobrir algo que não vai bem para que possa ser tratado a tempo.
Durante as visitas ao médico, a mulher pode esclarecer suas dúvidas, relatar sintomas e monitorar a sua saúde. O objetivo é garantir a saúde para mamãe e bebê. Lembre-se que a saúde do seu filho começa desde a sua formação.
O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade é a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS para as famílias.
O leite materno é responsável por fortalecer o sistema imunológico do bebê, pois é o alimento mais completo para ele. No Brasil, cerca de 41% das mulheres seguem a recomendação da OMS. Essa estatística é do Ministério da Saúde e faz que o nosso país seja também uma referência mundial no assunto.
Mesmo assim, é preciso difundir mais a importância da amamentação. A mamãe conta com benefícios ao amamentar, pois seu corpo libera a ocitonina, hormônio responsável pelo bem-estar. Também reduz o sangramento pós-parto, ajuda o útero a retornar ao tamanho normal e evita a anemia.
Durante a amamentação, mãe e filho criam vínculos de afeto inseparáveis. Vale a pena amamentar! Confira aqui dez benefícios da amamentação para mamãe e bebê.
Baixe também o meu Guia Completo da Amamentação.
Entre os assuntos que mais preocupam os nutricionistas está a obesidade infantil. A rotina atribulada dos pais nem sempre permite que as crianças façam refeições de alto valor nutricional, fazendo que os pequenos sejam reféns de lanches prontos e alimentos industrializados.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 33% das crianças brasileiras estão obesas. Sabemos que quando não é tratada durante a infância a obesidade é levada para a vida adulta. Diversas complicações na saúde podem ocorrer devido ao problema, como diabetes e hipertensão.
Espero que a Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil – ABRANMI permita o intercâmbio de informações, práticas e estudos sobre esses e outros assuntos relacionados à saúde de mães e filhos.
Eu acredito que podemos fazer a diferença nessa geração. Com certeza, deixaremos um grande legado por meio dessa organização.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…