Fundação da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil – ABRANMI

Fundação da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil – ABRANMI

A Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil – ABRANMI já está formada. A partir do dia 24 de novembro de 2018, passa a aceitar os primeiros profissionais interessados em fazer parte dessa associação.

A entidade será responsável por representar os profissionais que atuam na área da saúde da mulher, da gestante, da criança e do adolescente. Médicos, nutricionistas, odontologistas e outros profissionais de saúde devem integrar a ABRANMI.

O objetivo é promover ações de caráter científico e prático a esses profissionais. É por meio deles que a população pode receber atendimento de qualidade e as informações necessárias para a melhoria da saúde e qualidade de vida.

Vamos entender por que é tão importante a fundação da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil em nosso país nos dias atuais?

Pré-natal

Logo após a descoberta da gravidez, é fundamental que a gestante faça seu pré-natal. É por meio desse acompanhamento que é possível prevenir complicações para mamãe e bebê ou até descobrir algo que não vai bem para que possa ser tratado a tempo.

Durante as visitas ao médico, a mulher pode esclarecer suas dúvidas, relatar sintomas e monitorar a sua saúde. O objetivo é garantir a saúde para mamãe e bebê. Lembre-se que a saúde do seu filho começa desde a sua formação.

Aleitamento materno

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade é a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS para as famílias.

O leite materno é responsável por fortalecer o sistema imunológico do bebê, pois é o alimento mais completo para ele. No Brasil, cerca de 41% das mulheres seguem a recomendação da OMS. Essa estatística é do Ministério da Saúde e faz que o nosso país seja também uma referência mundial no assunto.

Mesmo assim, é preciso difundir mais a importância da amamentação. A mamãe conta com benefícios ao amamentar, pois seu corpo libera a ocitonina, hormônio responsável pelo bem-estar. Também reduz o sangramento pós-parto, ajuda o útero a retornar ao tamanho normal e evita a anemia.

Durante a amamentação, mãe e filho criam vínculos de afeto inseparáveis. Vale a pena amamentar! Confira aqui dez benefícios da amamentação para mamãe e bebê.

Baixe também o meu Guia Completo da Amamentação.

Obesidade infantil

Entre os assuntos que mais preocupam os nutricionistas está a obesidade infantil. A rotina atribulada dos pais nem sempre permite que as crianças façam refeições de alto valor nutricional, fazendo que os pequenos sejam reféns de lanches prontos e alimentos industrializados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 33% das crianças brasileiras estão obesas. Sabemos que quando não é tratada durante a infância a obesidade é levada para a vida adulta. Diversas complicações na saúde podem ocorrer devido ao problema, como diabetes e hipertensão.

Espero que a Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil – ABRANMI permita o intercâmbio de informações, práticas e estudos sobre esses e outros assuntos relacionados à saúde de mães e filhos.

Eu acredito que podemos fazer a diferença nessa geração. Com certeza, deixaremos um grande legado por meio dessa organização.

Confira no vídeo abaixo meu anúncio da fundação da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil – ABRANMI e aproveite para se inscrever em meu canal.

Com amor.

Andreia Friques.

 

Fechar Menu