Você sabia que o refluxo em bebês pode estar relacionado com o seu estilo de vida? Às vezes, o melhor “remédio” pode ser apenas algumas mudanças em sua alimentação.
Vemos muitas crianças sofrendo com as chamadas “ites”, como sinusite, otite e rinite. Crianças sempre espirrando, tossindo, e na maioria das vezes, você já nem sabe mais o que fazer.
Todos esses sintomas podem estar relacionados à presença de refluxo, que ainda não foi diagnosticado.
Além disso, os sintomas podem estar relacionados com aquilo que ele come e com seu estilo de vida. Então, para saber como cuidar adequadamente de bebês com quadros de refluxo, apresento algumas dicas . Vamos conferir?
É muito importante refletirmos um pouco… O que você está colocando na mesa? Existem alimentos muito ácidos, altamente processados como, sucos de caixinha e refrigerantes, chocolates e tantas outras porcarias empacotadas…
As crianças que consomem excessos de açúcar, entre outros alimentos industrializados, tendem a apresentar mais quadros de refluxo.
Outro alimento que pode colaborar para o surgimento das “ites” é a ingestão do leite de vaca, algumas crianças são mais propensas a quadros alérgicos quando fazem o uso do leite de vaca.
Nem sempre quadros alérgicos ocorrem por excesso de leite. Em alguns casos, quantidades mínimas são suficientes para causar os desconfortos respiratórios e até mesmo o refluxo em bebês.
Leia também::: A importância das fibras na alimentação infantil
Para proporcionar qualidade de vida aos bebês e até mesmo reduzir quadros de refluxo, você precisa investir nos alimentos que oferece para ele. É fundamental que retire da rotina alimentar produtos altamente processados.
Aliás, venho propor uma “faxina” em casa, com toda a família. Vamos retirar da dispensa os alimentos com conservantes e corantes.
Além disso, é importante evitar a ingestão de líquidos antes de dormir. Para conduzir bem a ingestão de água noturna, dê água 40 minutos antes do jantar. Fazendo isso, observará grande diferença.
Quando diminuímos a quantidade de líquido antes de dormir, reduzimos também a probabilidade de quadros de refluxo.
Uma outra dica que pode ajudar muito é a elevação da cabeceira da cama. Isso é algo bastante simples de fazer, mas que tem um resultado ótimo no refluxo em bebês.
Assista também::: Cuidados com alimentação da família – O que você coloca na mesa?
Como mãe, sei o quanto é difícil ver um filho sofrendo. Por isso, jamais desista.
Se seu filho está constantemente com quadros inflamatórios, com alguma ite, busque descobrir a causa. Não podemos nos conformar com tantos casos crônicos e permitir com que as crianças passem anos fazendo uso contínuo de antibióticos.
Por inúmeras vezes a causa principal poderia ter sido evitada, ou seja, quando fazemos as melhores escolhas em relação à alimentação, podemos reduzir quadro inflamatório e até mesmo o refluxo em nossas crianças.
Sabemos que essas “ites” podem estar sendo causadas como reflexo de seu estilo de vida.
Precisamos, como profissional e também como mãe e pai, ir à raiz do problema e encontrar as causas. Somente assim faremos o tratamento correto e proporcionaremos saúde e melhor qualidade de vida ao bebê.
Espero que tenha tirado suas dúvidas sobre refluxo em bebês, e como você pode cuidar adequadamente! Um grande beijo!
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…