Refluxo em bebês: E aí?
  • Post author:
  • Post category:Refluxo
  • Post last modified:8 de abril de 2021

Você sabia que o refluxo em bebês pode estar relacionado com o seu estilo de vida? Às vezes, o melhor “remédio”  pode ser  apenas algumas mudanças em sua alimentação.

Vemos muitas crianças sofrendo com as chamadas “ites”, como sinusite, otite e rinite. Crianças sempre espirrando, tossindo, e na maioria das vezes, você já nem sabe mais o que fazer.

 Todos esses sintomas podem estar relacionados à presença de refluxo, que ainda não foi diagnosticado.

Além disso, os sintomas podem estar relacionados  com aquilo que ele come e com seu estilo de vida. Então, para saber como cuidar  adequadamente de bebês com quadros de refluxo,  apresento algumas dicas . Vamos conferir?

Os alimentos podem causar refluxo em bebês?

É muito importante refletirmos um pouco… O que você está colocando na mesa? Existem alimentos muito ácidos, altamente processados como, sucos de caixinha e refrigerantes, chocolates e tantas outras porcarias empacotadas…

As crianças que consomem excessos de açúcar, entre outros alimentos industrializados, tendem a apresentar mais quadros de refluxo.

Outro alimento que pode colaborar para o surgimento das “ites” é a ingestão do leite de vaca, algumas crianças são mais propensas a quadros alérgicos quando fazem o uso do leite de vaca. 

Nem sempre quadros alérgicos ocorrem por excesso de leite. Em alguns casos, quantidades mínimas são suficientes para causar os desconfortos respiratórios e até mesmo o refluxo em bebês.

Leia também::: A importância das fibras na alimentação infantil

Como melhorar a qualidade de vida do bebê?

Para proporcionar qualidade de vida aos bebês e até mesmo reduzir quadros de refluxo, você precisa investir nos alimentos que oferece para ele. É fundamental que retire da rotina alimentar  produtos altamente processados. 

Aliás, venho propor uma “faxina” em casa, com toda a família. Vamos retirar da dispensa os alimentos com conservantes e corantes. 

Além disso, é importante  evitar a ingestão de líquidos antes de dormir. Para conduzir bem a ingestão de água noturna, dê água 40 minutos antes do jantar. Fazendo isso, observará grande diferença.

Quando diminuímos a  quantidade de líquido  antes de dormir, reduzimos também a probabilidade de quadros de refluxo. 

Uma outra dica que pode ajudar muito é a elevação da cabeceira da cama. Isso é algo bastante simples de fazer, mas que tem um resultado ótimo no refluxo em bebês.

Assista também::: Cuidados com alimentação da família – O que você coloca na mesa?

Não desista!

Como mãe, sei o quanto é difícil ver um filho sofrendo. Por isso, jamais desista.

Se seu filho está constantemente com quadros inflamatórios, com alguma ite, busque descobrir a causa. Não podemos nos conformar com tantos casos crônicos e permitir com que as crianças passem anos fazendo uso contínuo de  antibióticos.

Por inúmeras vezes a causa principal poderia ter sido evitada, ou seja, quando fazemos as melhores escolhas em relação à alimentação, podemos reduzir quadro inflamatório e até mesmo o refluxo em nossas crianças.

Sabemos que essas “ites” podem estar sendo causadas como reflexo de seu estilo de vida. 

Precisamos, como profissional e também como mãe e pai, ir à raiz do problema e encontrar as causas. Somente assim faremos o tratamento correto e proporcionaremos saúde e melhor qualidade de vida ao bebê.

Espero que tenha tirado suas dúvidas sobre refluxo em bebês, e como você pode cuidar  adequadamente! Um grande beijo!