Algumas dicas práticas para a volta às aulas pode tornar esse momento muito mais tranquilo para pais e filhos.
Após alguns meses de liberdade, as crianças retornam a um dia a dia onde contam com horários para tudo: levantar da cama, pegar o transporte, fazer tarefas escolares…
Manter a rotina de estudos requer mesmo muita organização. É muito comum que as crianças tenha dificuldades em fazer essa retomada por conta própria. Por isso, os pais devem auxiliar com algumas regrinhas bem básicas. Continue até o final para saber como ajudar seus filhos no retorno às aulas.
Pelo menos uma semana antes do início das aulas, a criança deve voltar a ficar acostumada com os seus horários da rotina escolar. Um dos momentos mais importantes é a hora de dormir e acordar.
Durante as férias, provavelmente as regras para o momento de dormir e acordar são muito mais flexíveis. Para voltar às aulas com tudo, a criança precisa do seu ciclo circadiano regulado com objetivo de manter outras funções.
Para evitar estresse, vale a pena organizar os uniformes escolares e o material alguns dias antes. Deixar tudo pronto somente para o momento do retorno às aulas é um grande passo para o primeiro dias ser menos atribulado.
Leia também: O papel da família no tratamento da obesidade infantil
As férias jamais devem ser sinônimo de liberar geral os alimentos ricos em açúcar e industrializados. Mas, é claro que os pais abrem algumas exceções durante esse período, principalmente em viagens e passeios.
Para ajudar a criança a regularizar o seu ciclo e estar bem para os estudos, oferecer alimentos mais saudáveis com uma semana de antecedência e retirar as opções de doces do cotidiano é o mais recomendado.
O dia a dia de aulas também deve contar com lanches saudáveis. Se cada ano letivo tem 200 dias, a criança consome 200 refeições por ano na escola. Isso não pode ser considerado uma ocasião extra. Faz parte, sim, da rotina.
Uma saída interessante é envolver o seu filho ajudar na organização e no preparo dos lanches que ele vai levar à aula. Explique desde o primeiro dia o quanto é importante que ele se alimente bem no intervalo entre as aulas. É assim que ele vai chegar às melhores notas e construir um bom futuro.
São muitas as dúvidas sobre fazer uma lancheira com opções que favoreçam a saúde e o rendimento escolar. Afinal, quais são os melhores alimentos para enviar com a criança?
Para auxiliar as famílias, criei um treinamento on-line onde explico desde receitas, melhores ingredientes, melhores práticas de preparo e embalagens para o envio do lanche escolar.
O Curso Lancheira Saudável traz tudo que papais e mamães precisam saber sobre lanches saudáveis, com receitas simples e práticas que as crianças até podem ajudar a preparar.
Conheça agora: Curso Lancheira Saudável.
Espero que essas dicas práticas para a volta às aulas ajude sua família.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…