O seu excesso de peso começava a apresentar sinais de uma Síndrome Metabólica.
Ainda muito novo, mas com alguns exames laboratoriais e sintomas de adulto, começou, inclusive a tomar medicação para o metabolismo da glicose. Acompanhado por uma pediatra e uma endocrinologista pediátrica, chegou ao meu consultório no início do processo de sua recuperação, ao lado de sua irmã mais velha e sua mãe. Já havia perdido alguns quilos mas ainda faltava muito para chegar ao ideal, de acordo com sua idade e altura. Embora praticasse atividade física há muito tempo, seus hábitos alimentares não permitiam a perda de peso.
Conversamos bastante, fizemos planos, traçamos metas. Demos início ao meu programa “Medidinha certa”, uma consulta mensal, emails, muitas dicas, receitas, conversas francas. Ele sempre consciente, determinado e a família completamente comprometida e disposta a fazer tudo que fosse necessário.
A avó também veio em uma consulta, colocou suas dúvidas e compreendeu que “agradar” o neto, nem sempre é o melhor caminho. No dia 28/11 em nosso quarto encontro, que emoção!
Ele me perguntou:
– Quando eu vou voltar a comer “normal”?
Eu respondi:
– Agora você está comendo NORMAL! Bem-vindo ao mundo das pessoas saudáveis!
Muitos quilos de gordura a menos e o ganho de 3 cm de altura, deram a Eduardo uma das maiores conquistas da sua vida, a recuperação da sua saúde, melhoras nos exames laboratoriais e a suspensão da medicação!
Com seu certificado de CAMPEÃO nas mãos, ele está lindo, feliz e auto-confiante, aprendendo, que vale muito mais a pena ter saúde que se jogar de cabeça ao primeiro “fast-food”. Agora estamos na fase de amadurecimento desse processo.
Prometo continuar postando essa história aqui, se ele permitir, é claro. O mérito dessa conquista é principalmente dele e de sua família, com o apoio de uma equipe multiprofissional! Que o Eduardo seja uma inspiração para as milhares de crianças no Brasil e no mundo que estão acima do peso!
É possível vencer a obesidade infantil!
Leia também este meu artigo: Obesidade Infantil pode afetar a saúde das crianças para sempre!
E para conhecer as minhas melhores dicas e receitas em vídeos de lanches saudáveis clique aqui!
Com Amor,
Andreia Friques
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…