Ontem postei umas dicas práticas do que não fazer com a alimentação das crianças nas férias. Agora vamos ao que fazer (ou pelo menos tentar):
☀Tenha frutas picadas e guardadas em potes ao alcance das crianças. Aproveite as frutas da estação.
☀Sanduíches naturais, acompanhados de suco são uma ótima pedida de lanche para receber os amiguinhos. Prefira pão integral e recheie com alface, tomate, pasta de soja ou tahine, queijo branco e frango desfiado. Se quiser, corte o sanduíche com cortadores de biscoito no formato de animais ou flores.
☀Incluir a criança na preparação do prato desperta o interesse pelos alimentos. Preparem juntos uma pizza com massa integral, usando queijos magros, tomates, brincando com os ingredientes que vão compor o recheio.
☀Que tal fazerem “chup-chup”, picolés, juntos com frutas e leites? Ficam uma delícia e pode ser muito divertido.
☀ A granola é uma opção interessante de “belisco” para substituir biscoitos tipo chips. Se a vontade de comer um salgadinho for grande, faça pipoca caseira, mas fuja dos “extras” que alguns teimam em acrescentar, como queijo ralado, etc.
☀Prefira oferecer cookies e rosquinhas integrais. Existem no mercado diversos sabores, como aveia, mel, cacau e frutas vermelhas.
☀Na praia, prefira sorvetes e picolés de frutas, água de coco, milho cozido. Muito cuidado com os molhos e esteja atento às condições de higiene do local de venda de alimentos.
☀Muita água! Carregue uma garrafinha sempre na bolsa, assim você evita que em uma “urgência” precise comprar o primeiro “refresco” disponível.
☀Agende um piquenique. Leve frutas secas, salada de frutas, sanduichinhos integrais, sucos e chás gelados. Brinquem de bola, pique, andem de bicicleta. Ensine ao seu filho que ser saudável é MUITO legal.
☀ Tenha bom senso.Não proíba, mas imponha limites. Deixe o final de semana para que as crianças possam escolher o cardápio.
Seja o exemplo. Você será sempre o referencial do seu filho!
Boas férias !
No Meu curso LANCHEIRA SAUDÁVEL você aprenderá de maneira prática como preparar alimentos de maneira saudável para o seu bem mais precioso – seu filho.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…