Você tem dúvidas sobre a alimentação a partir de 1 ano de idade? Ao terminar de ler este artigo, você vai entender a importância dessa etapa para a alimentação da criança e saber quais as melhores estratégias para seguir com uma rotina alimentar saudável.
Os pais costumam ficar tão preocupados com a introdução alimentar a partir dos 6 meses de vida e com a questão da amamentação que são pegos de surpresa quando precisam elaborar a alimentação a partir de 1 ano de idade.
Se você está nessa fase e está com essa dificuldade, fique tranquilo. O bebê já conhece muitos alimentos e alguns ainda vai conhecer, seja na maneira como é oferecido ou devido à variedade dele.
O ideal é que nessa idade a criança esteja pronta para comer a comida da família. Mas, será que a família está pronta para dar esse passo?
Se a sua mesa é repleta de frituras, gorduras e alimentos processados, como convencer o seu filho a aceitar apenas comida de qualidade? Este é o momento ideal para a família fazer uma reflexão sobre os hábitos alimentares que está ensinando à criança.
Assim, se for necessário retirar alguns itens da mesa, não hesite. O consumo de refrigerantes, por exemplo, não é um hábito que deve ser ensinado. De nada adianta colocar apenas água no copo da criança quando ela vê a família toda bebendo algo açucarado.
Lembre-se que a criança aprende mais pelo exemplo do que pelas ordens que ouve. Seja você a maior referência em alimentação saudável para seu filho! Alterações como aumentar a quantidade e variedade de saladas, reduzir o sal da comida e até retirar alguns itens pobres nutricionalmente da mesa vai fazer toda a família mais saudável e, também, auxiliar na alimentação a partir de 1 ano de idade.
A alimentação a partir de 1 ano de idade dispensa o preparo especial de alimentos. Como nutricionista, nunca recomendo que os alimentos sejam oferecidos à criança de forma triturada nem mesmo na introdução alimentar.
Quando o bebê já acostumou com as texturas dos alimentos conforme são, é mais fácil oferecer o mesmo alimento misturado a outros. Assim, se você iniciou a introdução alimentar usando liquidificadores e processadores, chegou a hora de eliminá-los.
A meta de manter a criança longe do açúcar deve ser perseguida pelo máximo de tempo possível, de preferência até os 2 anos de idade. O sal pode entrar no prato da criança de maneira bem sutil. É assim que formamos um paladar saudável, ou seja, garantimos que esse bebê vai se alimentar com qualidade por toda a sua vida.
Outra questão importante é que os pais escolhem apenas os itens que o bebê vai consumir, mas nunca a quantidade. Ele vai comer conforme a sua necessidade. Já escrevi sobre o assunto neste artigo. Caso você fique em dúvida sobre a quantidade de comida estar adequada, consulte um nutricionista materno-infantil.
Espero que este artigo ajude você em relação à alimentação a partir de 1 ano de idade.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…