O que é diabetes gestacional? Tudo sobre a doença

Quer saber o que é diabetes gestacional? Reconhecer os sinais dessa condição médica é fundamental para receber o apoio profissional desde o início da gestação.

Trata-se da alteração da glicemia durante a gestação. Ou seja, uma mulher que não era diabética antes da gravidez passa a viver nessa condição após ser fecundada.

Os primeiros sinais da doença, inclusive, podem aparecer logo nas primeiras semanas da gravidez com a alteração na glicemia.

Para entender o que é diabetes gestacional, quais os fatores de risco e as complicações, continue até o final deste artigo.

O que pode causar a diabetes gestacional?

Os fatores de risco para a diabetes gestacional são diversos. A incidência dessa doença está cada vez maior em todo o mundo. Existem fatores de risco para a diabetes gestacional: alguns podem ser controlados pela gestante, outros não.

Se a mãe dessa mulher já teve diabetes gestacional quando engravidou dela, ou se existe histórico familiar de diabetes, já representa fator de risco. Outra variável muito comum é a idade. A partir de 35 anos, as chances são maiores.

As mulheres com alta concentração de gordura no corpo também contam com maior risco de desenvolver a doença. Este é um fator de risco que pode ser evitado quando a mulher cuida da saúde antes de engravidar.

Não, a mulher não precisa ficar sarada antes de engravidar! No entanto, a partir do momento que decide ser mãe, o melhor é procurar um nutricionista materno-infantil para auxiliar a manter uma rotina de alimentação saudável e ajudar a alcançar um peso adequado.

Também existem os fatores ambientais, afinal, por sermos expostas por muitos anos consecutivos a disruptores endócrinos, isso influencia em nossa saúde.

Algumas mulheres contam com uma tendência hormonal para desenvolver a doença. A cascata hormonal que vem junto com a gravidez acaba por desencadear o quadro.

Leia também: Quando começar a alimentação complementar para prematuros?

Possíveis complicações

Este artigo serve a título de informação sobre o que é diabetes gestacional. Portanto, quero ressaltar que a gestante nessa condição deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, incluindo um nutricionista materno-infantil.

Diabetes gestacional é um assunto muito sério!

Essa doença aumenta os riscos de parto prematuro e também a probabilidade da criança ir para uma UTI assim que nascer. Afinal, a criança é gerada em um organismo que favorece a alteração da sua programação metabólica. Assim, aumenta as chances da criança desenvolver doenças crônicas no futuro.

Quando tratada durante a gestação, a diabetes não continua após o parto. Porém, em alguns casos, especialmente quando a mãe faz pouco caso da doença, a mulher torna-se diabética após o parto.

Se você é mulher, está grávida e desenvolvendo diabetes gestacional, saiba que está proibida de fechar os olhos para essa doença. Sua equipe precisa incluir um nutricionista materno-infantil para orientar o tratamento da diabetes gestacional. Converse com seu obstetra!

Espero com este artigo ter esclarecido o que é diabetes gestacional. Para saber mais, clique no vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Andreia Friques

Compartilhar
Publicado por
Andreia Friques

Posts recentes

Riscos de engasgos: Insegurança na Introdução da Alimentação Complementar

Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…

2 anos atrás

Obesidade infantil: apenas atividade física resolve?

“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…

2 anos atrás

Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…

2 anos atrás

Montando um lanche equilibrado para a criançada

As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…

2 anos atrás

Crianças vegetarianas: Como complementar a proteína na alimentação?

Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…

2 anos atrás

O que fazer quando a criança perde o interesse pela comida?

Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…

2 anos atrás