As perguntas sobre dar melatonina ao bebê estão cada vez mais frequentes nos consultórios de nutrição e pediatria. Em muitos casos, os pais simplesmente usam sem perguntar para nenhum profissional de saúde.
O nutricionista só fica sabendo quando a mãe comenta durante uma consulta sobre o uso da melatonina para o bebê. Será que isso é correto? Continue até o final do artigo para saber.
A prescrição de melatonina para adultos está cada vez mais comum. Esse fato não é de todo certo ou errado. O que gera confusão, muitas vezes, é a explicação para o uso da melatonina.
Entender que esse hormônio é produzido naturalmente pelo nosso organismo dá a impressão que pode ser usado sem nenhuma orientação. É claro que isso não é verdade.
Basta raciocinar um pouco… Se o hormônio é produzido de forma natural pelo organismo, por que ele está em baixa?
Isso vale para a suplementação em adultos e crianças. A suplementação pode ajudar, no entanto, é preciso estimular a sua produção natural.
Somente um profissional de saúde, diante de exames e do histórico do paciente, consegue indicar a suplementação em sua quantidade e frequência ideais.
Não existem estudos que falem sobre os benefícios ou malefícios de usar a melatonina em bebês. Afinal, esta é uma prática ainda muito nova.
No entanto, ao entender como funciona a fisiologia humana, é possível prever por que razões isso não é uma boa ideia.
A melatonina é um hormônio com sua produção regulada pelo ciclo circadiano. Sua produção inicia por volta das 19 horas, quando começa a escurecer. É porque o organismo entende que está na hora de desacelerar suas funções e preparar-se para dormir.
Quando damos ao organismo a melatonina pronta, em vez de estimular a sua produção, provavelmente estamos causando um impacto em sua fisiologia.
Assim, nós mesmos precisamos nos preparar e auxiliar nossos filhos nesse processo. Antes de dormir, não é hora de assistir televisão, muito menos usar tablets e celulares. Esses aparelhos liberam a luz azul, responsável por bloquear a liberação da melatonina.
Vale a pena fazer a higiene do sono e diminuir o ritmo da casa próximo ao horário do sono. Colocar a criança na cama, contar uma história, incentivar uma rotina com rituais para o momento de dormir, pode fazer que o uso de melatonina ou quaisquer outras substâncias seja completamente dispensável.
Na dúvida, converse sempre com o pediatra ou com o nutricionista materno-infantil.
Eu espero que este artigo ajude a esclarecer por que não pode dar melatonina ao bebê sem qualquer prescrição.P
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…