Você vai amamentar até quando? Quando o bebê passou de um ano de idade, já anda por tudo e balbucia as primeiras palavras, as pessoas ao redor estranham o aleitamento. A pergunta vem de pessoas próximas e também de desconhecidos.
É o que basta para plantar a sementinha da dúvida. Se iniciar e consolidar a amamentação é um desafio, quando é o momento ideal para interrompê-la? Será que seguir amamentando tira a independência da criança?
Fique tranquila. Esta e outras dúvidas sobre o aleitamento materno depois dos 2 anos de idade são bastante normais. Continue até o final dessa conversa para entender.
Leia também: 10 benefícios da amamentação para mamãe e bebê
O leite materno é o alimento mais completo para o bebê que acabou de nascer. A recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS é que seja mantido como alimento exclusivo até os seis meses de idade e, em seguida, como alimento complementar até os dois anos de idade.
Mas, isso significa que a criança não pode continuar mamando no peito? Definitivamente, não! Não existe problema em continuar a amamentação após os 24 meses.
O leite materno também não enfraquece conforme o tempo passa. Este é outro mito recorrente, pois o leite continua rico em nutrientes independente se o seu filho tem 2 meses ou 2 anos.
Após essa idade, por sinal, amamentar continua fazendo muito bem! Crianças que continuam no aleitamento materno após os 2 anos de idade têm menores chances de desenvolver sobrepeso e obesidade.
Saiba que em muitas culturas não-ocidentais as crianças costumam continuar na amamentação até os 3 ou 4 anos de idade. No entanto, em nossa sociedade ocidental, o desmame é muito mais incentivado o quanto antes.
O leite materno é um excelente complemento alimentar. Quando a criança tem uma alimentação saudável, o leite materno ajuda a suprir os nutrientes necessários – além do vínculo de mãe e filho que é ampliado.
A hora de desmamar vai chegar. Existem muitos fatores que influenciam no desmame: a rotina da mãe, a dinâmica da família, a frequência que mãe e filho se encontram durante o dia.
Eu recomendo que o desmame seja tratado como um processo em vez de um acontecimento isolado. Essa decisão cabe à mãe, na maioria das vezes.
E quando a mãe deseja amamentar a criança durante o máximo de tempo possível? Neste caso, acredite, vai existir um momento em que a criança simplesmente não vai mais querer mamar.
Lembre-se que seu filho não mama apenas para se alimentar, mas também como forma de receber carinho. Então, conforme ele for aceitando outras formas de ser consolado e até uma maior quantidade e variedade de alimentos, pode ser que o interesse pelas mamadas diminua. Esse é um processo normal.
Portanto, mamãe, lembre-se: faça o que for melhor para você e para o seu filho. Quando perguntarem: “vai amamentar até quando?” você não precisa ficar insegura. Coloque a sua relação entre você e seu filho em primeiro lugar.
Espero que este artigo esclareça bem essa questão. Para saber tudo sobre amamentação, convido você a baixar agora o meu e-book Guia da Amamentação neste link.
Com amor.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…