O uso de probióticos na alimentação vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente pelos estudos comprovando seus benefícios para a saúde.
E um dos “queridinhos” da vez é o kefir, que passou a ser conhecido de forma mais abrangente apenas recentemente, apesar de ser bastante comum em outras partes do planeta.
Como muitos outros alimentos fermentados, incluindo kimchi e kombucha, o kefir é uma fonte de bactérias “boas” para o seu intestino.
No artigo abaixo, preparei uma lista com os benefícios do kefir para a saúde e como os probióticos são benéficos para nossa microbiota intestinal. Vamos conferir?
O kefir é uma bebida fermentada feita pela adição de grãos de kefir ao leite e, em seguida, deixa-se fermentar por cerca de 24 horas. O produto é formado pela combinação de bactérias vivas, sendo conhecida há séculos e o processo se mantém igual ao longo das gerações.
Durante este tempo, as bactérias e leveduras nos grãos de kefir transformam os açúcares do leite em ácido lático, fazendo com que tenha um gosto ligeiramente azedo.
Graças à sua consistência cremosa e sabor ácido, o kefir é frequentemente comparado ao iogurte. Além disso, é possível encontrar o kefir puro ou com sabores, como baunilha, mirtilo e morango na maioria dos supermercados ou lojas de produtos naturais.
E seus benefícios para a saúde são variados, e amparados por estudos, como listo abaixo:
Os probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio do intestino, melhorando assim a digestão.
O processo de fermentação também ajuda a quebrar a lactose do leite. Portanto, há algumas evidências que sugerem que o kefir pode ser tolerado por aqueles que sofrem de intolerância à lactose.
Aqueles com uma condição diagnosticada como doença inflamatória do intestino (DII) ou síndrome do intestino irritável (SII) devem consultar um médico ou nutricionista antes de introduzir alimentos fermentados, em alguns casos, eles podem piorar os sintomas.
Leia também::: Probióticos podem prevenir alergias?
A obesidade tem sido associada a um desequilíbrio nas bactérias intestinais.
Algumas evidências sugerem que as espécies de lactobacilos, ou grupo LAB (bactérias ácido-láticas), como aquelas encontradas no kefir, estão associadas a mudanças no peso, no entanto, mais evidências são necessárias para comprovar a eficácia na perda de peso.
Outras evidências sugerem, em vez disso, que os probióticos não diminuem o peso corporal ou afetam a perda de peso/IMC.
Claramente, precisamos de mais pesquisas que comprovam os efeitos do Kefir na perda de peso.
O kefir tradicional feito de leite de vaca é uma boa fonte de cálcio e vitamina K, nutrientes importantes para a saúde óssea.
À medida que envelhecemos, nossos ossos ficam mais fracos, o que pode aumentar o risco de osteoporose e fraturas, especialmente em mulheres na pós-menopausa. O kefir, junto com outros laticínios, é uma fonte importante de cálcio na dieta.
A inflamação está envolvida em inúmeras patologias, como artrite, diabetes e tantas outras. Os efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores dos probióticos foram relatados em alguns estudos e tem demonstrado efeitos interessantes em relação aos marcadores inflamatórios, apresentando redução dos mesmos
Leia também::: Quais os benefícios do consumo de tâmaras na gravidez?
Apesar dos benefícios, é recomendado que sua introdução seja feita de forma devagar na dieta. Uma vez que, pode causar gases, distensão abdominal e outros sintomas digestivos.
De maneira geral, as pessoas com intolerância à lactose podem consumir o kefir, pois o processo de fermentação converte a lactose do leite em ácido láctico.
O kefir é uma bebida fermentada cremosa e com sabor azedo que oferece muitos benefícios à saúde — principalmente pelo fato de ser um alimento rico em uma variedade de Lactobaccilus, leveduras e também o Kefiran.
Embora seja seguro para a maioria das pessoas, o ideal é sempre conversar com seu nutricionista para saber se, de fato, o kefir pode ser introduzido na sua alimentação e de toda a sua família.
Espero que esse artigo sobre os benefícios do probiótico Kefir seja útil e você possa desfrutar desse super alimento.
E para mais dicas e muita informação sobre nutrição, siga meu canal no Youtube!
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…