Intolerância a Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)

É importante saber diferenciar a alergia ao leite da intolerância à lactose. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados.

É chamada Intolerância à lactose a incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados, pela diminuição ou perda da capacidade de produzir a enzima digestiva (lactase), que quebra e decompõe a lactose presente no leite.

Portanto são condições completamente diferentes! A alergia é uma condição imunológica às proteínas do leite e a intolerância a lactose é um sintoma fisiológico à lactose, açúcar do leite. Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada.

Uma alerta ás mães com filhos com diagnóstico de APLV: A criança com APLV não pode consumir leite e derivados ou alimentos que contenham leite em sua preparação, nem mesmo os sem lactose ou lacfree!!!

Esses alimentos são para pessoas com deficiência na produção da enzima “lactase”, os Intolerantes a lactose.

Ficar atento à presença desses componentes na lista de ingredientes dos rótulos, esta lista deve fazer parte da sua rotina de compras de alimentos.

INGREDIENTES NÃO PODEM APARECER NO RÓTULO DO PRODUTO:

Lactoalbumina, Lactoglobulina, Fosfato de lactoalbumina,Lactoferrina, Lactulose, Caseína, Caseína Hidrolisada, Caseinato de cálcio, Caseinato de potássio, Caseinato de amônia, Caseinato de magnésio, Caseinato de sódio, Leite (integral, semi-desnatado, desnatado, em pó, condensado, evaporado) Nata (Creme de leite, Soro de leite, Soro de leite deslactosado / desmineralizada, Gordura de leite, Coalhada, Proteína de leite hidrolisada) Lactose. Verifique também, a composição de produtos de higiene: lencinhos umedecidos, sabonetes líquidos, cremes hidratantes e também a bula dos remédios, porque vários deles incluem lactose em sua fórmula.

Ingredientes que NÃO contêm leite.

Apesar de seus nomes, os ingredientes abaixo listados PODEM ser consumidos por pessoas com alergia à proteína do leite:

Lactato de cálcio, Lactato de sódio, EstearoilLactilato de Sódio, EstearoilLactilato de Cálcio, Cremor de Tártaro, Manteiga de cacau, Leite de coco, Leite de arroz , Leite de Soja, Leite de macadâmia e Leite de aveia.

Outros alimentos que funcionam como fontes de cálcio e que auxiliarão no aporte de nutrientes necessários para a saúde e bem-estar do organismo:

Verduras de folhas verdes, como brócolis, couves, agrião, couve-flor, espinafre, assim como  feijão, ervilhas, tofu, salmão, sardinha, mariscos, amêndoas, nozes, gergelim, certos temperos (manjericão, orégano, alecrim, salsa) e ovos também.

É importante conversar com o Nutricionista e médico que está acompanhando e dissociar a expressão “lactose” do tratamento da APLV, pois pode acontecer que alguns alimentos sem a lactose tenham proteínas do leite e essas não podem ser ingeridas por crianças com diagnósticos de APLV. Em caso de dúvida procure sempre um profissional habilitado!

Andreia Friques

Compartilhar
Publicado por
Andreia Friques

Posts recentes

Riscos de engasgos: Insegurança na Introdução da Alimentação Complementar

Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…

2 anos atrás

Obesidade infantil: apenas atividade física resolve?

“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…

2 anos atrás

Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…

2 anos atrás

Montando um lanche equilibrado para a criançada

As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…

2 anos atrás

Crianças vegetarianas: Como complementar a proteína na alimentação?

Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…

3 anos atrás

O que fazer quando a criança perde o interesse pela comida?

Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…

3 anos atrás

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/andreiafriques/www/wp-includes/functions.php on line 5277

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/andreiafriques/www/wp-includes/functions.php on line 5277