Há muitos anos acompanho mães amamentando e vivi pessoalmente a experiência de amamentar meus filhos!
Para muitas, essa etapa da vida que deveria ser tão natural acaba sendo um desafio grande e às vezes “sofrido”. Para mim, o segredo do sucesso está em uma “rede de apoio à mulher que amamenta”.
1) Não ser bem preparada durante a gestação! As orientações para o Aleitamento Materno devem ser iniciadas desde a 1ª consulta!
2) Não receber o suporte adequado na MATERNIDADE! Muitos serviços não conseguem dar o apoio que a mãe precisa e acabam por estimulá-la a aceitar a oferta precoce da fórmula infantil em muitos casos, sem uma real necessidade!
3) Não ter apoio suficiente da FAMÍLIA! Papai, Avós, Tias, Babás: a mãe precisa do suporte, carinho e compreensão de vocês!
4) Não conseguir descansar! Excesso de visitas, falta de organização na logística da casa, atrapalham (e muito)! Mamãe: quando o bebê dormir, “largue tudo” e durma também!
5) Dar ouvido aos “palpiteiros de plantão”! Sempre tem alguém para dizer que seu leite é fraco, que ela não amamentou o filho e nem por isso ele deixou de ser super saudável, etc! Tampe seus ouvidos!
6) Ser levada a acreditar que amamentar é um “mar de rosas” e concluir: se comigo não está sendo fácil, é porque algo está errado! Querida, cada caso é um caso! Para muitas mulheres os primeiros 3 meses são difíceis mesmo! Busque apoio em um Banco de Leite, não desista!
7) Beber pouco líquido! Você precisa ingerir entre 3 a 4 litros de líquidos por dia (água, sucos naturais, chás calmantes: erva doce, frutas, camomila, etc). Deixe garrafas de água espalhadas pela casa, parece bobagem, mas não é!
Aproveite para ler meu Guia Completo da Amamentação aqui!
Com amor,
Andreia Friques
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…