Você já ouviu falar na Semana Mundial de Aleitamento Materno?
Neste ano, considerei excelente a escolha do tema por parte da Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês): “Aleitamento: a base da vida”. Essa aliança é a responsável pela criação e divulgação dessa campanha.
Eu defendo que todas as mães sigam a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS, de amamentar exclusivamente até os seis meses de vida e, se possível, estender a amamentação como complemento até os dois anos de idade ou mais.
Devido à falta de informação, falta de apoio, ou mesmo propagação de alguns mitos e verdades como já falei aqui, nem todas as mães amamentam. A Aliança Mundial para Ação em Amamentação atua em todas essas frentes, promovendo a amamentação.
Conheça a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
As atividades da semana mundial de aleitamento materno acontecem em países do mundo inteiro há 25 anos. Em 1990, a Unicef firmou uma parceria com a Organização Mundial da Saúde – OMS onde um documento foi gerado, conhecido como “Declaração de Innocenti”.
A Aliança Mundial para Ação em Amamentação, então, foi criada em 1991. O objetivo era garantir o cumprimento das metas de amamentação após o documento assinado. Em 1992, a semana mundial do aleitamento materno passou a integrar o calendário das causas da saúde.
Desde então, diversas atividades relacionadas à amamentação são realizadas em diversos países. O agosto dourado é assim chamado devido à cor escolhida para simbolizar o incentivo à amamentação. O laço dourado está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A campanha ocorre entre os dias 1º e 8 de agosto, valorizando o leite materno como o alimento básico para a vida.
De acordo com os organizadores, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. O leite materno, além de completo, não onera o orçamento familiar, pois é oferecido da maneira adequada e na melhor temperatura para a criança.
Esse dado é importante para a redução da pobreza. Há estudos que comprovam a eficácia da nutrição por meio do leite materno, indicando que a amamentação pode salvar a vida de cerda de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
Os objetivos da Semana de Aleitamento Materno de 2018 são:
Informar: sobre a relação entre a amamentação e a segurança alimentar, a boa nutrição e a redução da pobreza;
Vincular: o leite materno à agenda de nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza;
Envolver-se: com indivíduos e organizações que trabalham na conscientização da importância do aleitamento materno;
Motivar: ações que promovam a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.
Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – (ODS), a nutrição, a segurança alimentar e a erradicação da pobreza são fundamentais para atingir as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas – ONU.
Não deixe de participar das ações promovidas na sua cidade pela Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Até a próxima!
Com amor.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…