Quer saber o que o seu bebê não pode comer até completar o primeiro ano de vida? Então, siga a leitura desse artigo.
A alimentação para menores de um ano é decisiva para a saúde da criança. Quem me conhece sabe que não sou radical com a alimentação infantil, mas aqui estamos falando de um bebê em fase de descoberta de sabores e adaptação do organismo aos alimentos.
Entender sobre o que o bebê não pode comer até um ano de idade é prepará-lo para o momento que ele vai ter contato com a alimentação da família. Saiba quais alimentos são alergênicos e oferecem riscos ao bebê, além daqueles que não contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Aí está um item que gera confusão entre pais e mães. Afinal, o mel seria um adoçante natural em substituição ao açúcar tão prejudicial. No entanto, o mel pode provocar botulismo. Por isso, está na lista do que o bebê não pode comer até um ano.
O açúcar também não deve fazer parte da rotina alimentar até a criança completar dois anos, pois mascara o real sabor dos alimentos e torna o paladar do bebê viciado.
Leia mais motivos para não dar açúcar aos bebês neste meu artigo.
O sal, por sua vez, também não deve entrar no preparo dos alimentos antes de completar o primeiro ano de vida. A partir dos 12 meses, o sal pode ser acrescentado em pouca quantidade nas refeições. Não é uma informação muito difundida, mas os próprios alimentos já contam com uma quantidade de sódio em sua composição, suficiente para usar pouco sal.
Entre os alimentos que o bebê não pode comer até um ano estão os frutos do mar em geral. Camarões, polvos, lulas e mexilhões devem passar longe do prato do seu bebê. No entanto, peixes estão liberados e inclusive são recomendados.
Outro item que os pais devem tomar cuidado é com as oleaginosas, como castanhas e nozes, devido ao risco de alergia alimentar.
O ovo está liberado desde que a criança não seja alérgica. A dica para começar a dar o ovo para o bebê menor de um ano é oferecer a clara cozida. Se nada anormal acontecer, é possível dar o ovo todo. Você pode conferir outras dicas de introdução alimentar complementar neste post
Assista também meu vídeo com Mais Dicas de Introdução Alimentar
Biscoitos, salgadinhos e outros alimentos processados e repletos de ingredientes artificiais não necessariamente desencadearão alergias, mas não contribuem em nada com a formação de hábitos saudáveis.
Dê preferência aos alimentos mais naturais possíveis, daqueles trazidos direto da feira e preparados com muito carinho em casa mesmo. Invista em comida de verdade. Quanto melhor for a alimentação do seu bebê até o primeiro ano, mais saudável será a vida dele.
Com amor,
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…