Essa pergunta é campeã no meu consultório.
Os pais estão acostumados a ouvir que o bebê não pode ter contato com o açúcar até os dois anos de idade. Essa informação começou a ser propagada e gerou uma segunda confusão para as famílias: a partir de que idade a criança pode comer açúcar?
Vou explicar tudo no artigo de hoje. Continue até o final para entender.
Já falamos aqui no blog sobre a importância dos primeiros mil dias de vida para a formação da saúde do bebê. Esse período compreende desde a concepção até ele completar o segundo aniversário.
Os primeiros mil dias de vida representam uma janela de oportunidades para a criança, afinal, nunca mais vai contar com a mesma plasticidade celular tão flexível.
Dessa forma, é muito importante que não tenha contato com o açúcar por esse tempo. Além disso, o contato precoce com essa substância faz que o paladar da criança fique viciado no sabor doce, o que dificulta na aceitação de alimentos saudáveis.
Aqui, portanto, entra a questão da formação da saúde em si e da educação para hábitos saudáveis. O grande problema de proibir o consumo de açúcar até os 2 anos sem dar o contexto é que as famílias não entendem por que devem continuar monitorando o que seus filhos comem após esse período.
Passados os primeiros mil dias de vida, a criança não está liberada para consumir a quantidade de açúcar que tiver vontade. A festa de 2 anos de idade não deve ser um ritual de passagem para a descoberta dos doces.
Não há radicalismo aqui. Uma vez que o sabor do açúcar é descoberto, manter a alimentação saudável fica mais difícil. A criança ainda não é capaz de fazer suas próprias escolhas em prol da sua saúde. Por isso, esse é o papel dos pais.
A Associação Americana do Coração recomenda que crianças acima de 2 anos pode consumir até 25 gramas de açúcar por dia. Essa dose corresponde apenas à tolerância do açúcar de adição, presente em diversos itens do cotidiano.
É muito fácil atingir e ultrapassar esse limite. Afinal, ao somar o conteúdo de açúcar nos itens como pães, sucos e até barras de cereais, as 25 gramas são superadas rapidamente.
Nos Estados Unidos, a média de consumo de açúcar diário das crianças é de 80 gramas, mais de três vezes maior que o indicado. No Brasil, não existe estudo indicativo. Porém, pelo estilo de vida bastante similar,
É por isso que nenhuma criança jamais deve ser incentivada a consumir açúcar. Quanto mais a família adiar o contato da criança com doces, melhor para a saúde dela. Portanto, se você tinha dúvida sobre a partir de que idade a criança pode comer açúcar, saiba que o melhor caminho é evitar sempre.
Caso o açúcar surja em alguma situação, não proíba, mas dê limites e converse desde cedo sobre a importância da alimentação saudável. Afinal, a comida de verdade é muito gostosa!
Em meu Curso Lancheira Saudável, reuní diversas receitas que dispensam açúcar ou ingredientes processados para serem aprovadas pelas crianças. Conheça agora: Curso Lancheira Saudável.
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…