Como manter a hidratação das crianças no verão?

Manter a hidratação das crianças no verão é um desafio para muitas famílias.

Em especial em um país tropical como o Brasil, essa questão pede atenção redobrada dos papais e das mamães.

Além da boa alimentação, a desidratação deve ser evitada com a ingestão adequada de líquidos. Neste momento, as dúvidas são abundantes. Como garantir que a criança consuma líquidos nas férias? Que tipo de bebidas oferecer?

Continue até o final do artigo para saber como manter a hidratação das crianças no verão.

Ofereça água, sempre

A maneira mais simples de  manter a criança hidratada é oferecendo água. Nenhum outro líquido substitui o seu poder de hidratação. No entanto, fazê-las beber água pode ser um desafio.

Mantenha por perto uma garrafinha com água. Leve para os passeios na praia, no parque e em quais lugares mais a sua família for passar um tempo fora. Avise o seu filho que a água está ali por perto sempre que ele quiser consumir.

No caso de crianças menores, os pais precisam oferecer água por mais vezes ao dia.

E os sucos?

Os sucos são bem-vindos principalmente se forem naturais, de fruta orgânica e com a polpa da fruta junto – ou seja, sem coar ou peneirar. Assim, você garante que a criança vai consumir também as fibras da fruta, além de garantir a hidratação.

Recomendo sempre usar a criatividade ao combinar os sabores das frutas na hora de fazer os sucos. Por exemplo, o azedo do morango pode ser combinado ao doce da melancia. Além de delicioso, você dispensa o uso de açúcar que não deve estar na alimentação.

Uma dica para fazer sucos com praticidade é retirar a polpa da fruta e congelar. Assim, na hora que a sede bater, basta bater no liquidificador e beber.

O que jamais oferecer?

Passe longe das bebidas industrializadas. Sucos de caixinhas, ou mesmo em pó, não são nada saudáveis.

O refrigerante, inclusive, nem é considerado um alimento. Sua composição não passa de uma caloria vazia, sem qualquer nutriente que possa contribuir para o desenvolvimento da criança. Isso estende-se para outras bebidas que vêm embaladas. Evite sempre que possível.

Leia também: Como melhorar a imunidade da criança pela alimentação?

Chás, água saborizada e outras opções

Na hora de oferecer chás, os pais precisam acender o alerta. Algumas ervas podem ser tóxicas para as crianças. O ideal é oferecer chás de frutas gelados, no verão.

Também vale a pena oferecer água de coco. Rica em potássio e fósforo, a água de coco deve ser consumida preferencialmente no momento em que o coco é aberto. E bem gelada, é claro.

Outra boa dica são as águas saborizadas. Uma grande jarra com água, ervas, limão e outras frutas dão o toque especial nos dias de calor. Muitas crianças adoram essa opção para refrescar.

Essas são algumas dicas muito práticas para manter a hidratação das crianças no verão.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Com amor.

Andreia Friques.