Você vai amamentar até quando? Quando o bebê passou de um ano de idade, já anda por tudo e balbucia as primeiras palavras, as pessoas ao redor estranham o aleitamento. A pergunta vem de pessoas próximas e também de desconhecidos.
É o que basta para plantar a sementinha da dúvida. Se iniciar e consolidar a amamentação é um desafio, quando é o momento ideal para interrompê-la? Será que seguir amamentando tira a independência da criança?
Fique tranquila. Esta e outras dúvidas sobre o aleitamento materno depois dos 2 anos de idade são bastante normais. Continue até o final dessa conversa para entender.
Leia também: 10 benefícios da amamentação para mamãe e bebê
O quanto é o ideal amamentar
O leite materno é o alimento mais completo para o bebê que acabou de nascer. A recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS é que seja mantido como alimento exclusivo até os seis meses de idade e, em seguida, como alimento complementar até os dois anos de idade.
Mas, isso significa que a criança não pode continuar mamando no peito? Definitivamente, não! Não existe problema em continuar a amamentação após os 24 meses.
O leite materno também não enfraquece conforme o tempo passa. Este é outro mito recorrente, pois o leite continua rico em nutrientes independente se o seu filho tem 2 meses ou 2 anos.
Após essa idade, por sinal, amamentar continua fazendo muito bem! Crianças que continuam no aleitamento materno após os 2 anos de idade têm menores chances de desenvolver sobrepeso e obesidade.
Saiba que em muitas culturas não-ocidentais as crianças costumam continuar na amamentação até os 3 ou 4 anos de idade. No entanto, em nossa sociedade ocidental, o desmame é muito mais incentivado o quanto antes.
O leite materno é um excelente complemento alimentar. Quando a criança tem uma alimentação saudável, o leite materno ajuda a suprir os nutrientes necessários – além do vínculo de mãe e filho que é ampliado.
Então, quando desmamar?
A hora de desmamar vai chegar. Existem muitos fatores que influenciam no desmame: a rotina da mãe, a dinâmica da família, a frequência que mãe e filho se encontram durante o dia.
Eu recomendo que o desmame seja tratado como um processo em vez de um acontecimento isolado. Essa decisão cabe à mãe, na maioria das vezes.
E quando a mãe deseja amamentar a criança durante o máximo de tempo possível? Neste caso, acredite, vai existir um momento em que a criança simplesmente não vai mais querer mamar.
Lembre-se que seu filho não mama apenas para se alimentar, mas também como forma de receber carinho. Então, conforme ele for aceitando outras formas de ser consolado e até uma maior quantidade e variedade de alimentos, pode ser que o interesse pelas mamadas diminua. Esse é um processo normal.
Portanto, mamãe, lembre-se: faça o que for melhor para você e para o seu filho. Quando perguntarem: “vai amamentar até quando?” você não precisa ficar insegura. Coloque a sua relação entre você e seu filho em primeiro lugar.
Espero que este artigo esclareça bem essa questão. Para saber tudo sobre amamentação, convido você a baixar agora o meu e-book Guia da Amamentação neste link.
Com amor.