Existe alimentação para a criança dormir melhor?

Se você quer saber se existe uma alimentação para a criança dormir melhor, continue até o final do artigo.

Sono agitado, sono curto e dificuldade para dormir pode, sim, estar ligada à alimentação.

Tudo o que a criança consome durante o dia influencia a sua capacidade de dormir.

Assim como os adultos precisam da boa nutrição para o bom funcionamento de todo o seu organismo, a criança precisa de todos os nutrientes para o seu desenvolvimento.

Dormir bem é tão importante quanto comer bem para crescer com muita saúde.

Veja como ajudar seu filho a ter um bom sono com a alimentação.

Algum alimento ajuda a criança a dormir?

Quando pensamos em alimentação para a criança dormir melhor, saiba que não existe alimento milagroso. É o equilíbrio entre vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais e não-essenciais que fazem a diferença.

Se o seu filho conta com problemas para dormir, pode ser um problema de balanço nutricional. No entanto, antes mesmo de conversar com o médico ou com o nutricionista materno-infantil, vale a pena fazer algumas intervenções na alimentação.

Muitas vezes, o problema está no consumo de alimentos ricos em farináceos e açúcar.

Os carboidratos fazem que o sistema digestivo trabalhe mais lentamente, dificultando o sono. Já o açúcar traz picos de ansiedade e agitação.

É importante evitar, também, bebidas com cafeína, como o chá preto, o café e o refrigerante de cola. Refrigerantes em geral nem devem fazer parte da alimentação, inclusive.

É interessante incluir alimentos ricos em triptofano em sua alimentação, afinal, esse é o precursor da serotonina e da melatonina, os hormônios que contribuem para o sono.

Alguns exemplos de alimentos com triptofano são a banana, as nozes, a couve e o hommus.

Na hora da janta

Ter horários para se alimentar auxilia a regular todo o organismo, inclusive o sono.

O jantar é a última refeição do dia e, por isso, uma das mais relacionadas ao sono.

É interessante que seja servido em até duas horas antes de ir para a cama. Nessa hora, refeições mais leves contendo caldos, sopas, legumes, carnes e verduras são as melhores opções para evitar a agitação durante o sono.

Logo após a última refeição do dia, é fundamental evitar telas de celular ou televisão. A luz azul presente nessas telas inibem a produção da melatonina, dificultando o sono.

Posso dar algum remédio?

A criança só pode usar medicamento ou suplemento para dormir sob recomendação de um médico. Nem mesmo a melatonina deve ser utilizada sem prescrição. Seu filho precisa ter o ciclo circadiano regulado da maneira mais natural possível.

Falei sobre o uso de melatonina por crianças neste artigo.

Se você estava com dúvida sobre existir alimentação para a criança dormir melhor, saiba que é sim uma grande aliada nesse sentido.

Com amor,

Andreia Friques.