A exposição ao plástico pode causar transtornos psicológicos em crianças?

Os transtornos psicológicos também podem acometer as crianças, independente da faixa etária, e o assunto merece atenção especial, além de uma investigação aprofundada para identificar a origem do problema. 

No livro Epidemia do Plástico – Bisfenol A (BPA): Você precisa saber!, eu, Andreia Friques, alerto sobre os transtornos que o plástico pode causar, e mais do que você imagina, vão além dos impactos ambientais: as consequências ocorrem também a nível de estresse oxidativo, citocinas inflamatórias, função de nossos vasos sanguíneos e coração, obesidade, doenças neurodegenerativas e função normal de nosso organismo.

O plástico é um vilão!

Através de estudos publicados na National Library of Medicine, foi possível demonstrar que a exposição ao BPA na infância pode estar relacionada com o aumento da incidência dos casos de TDAH, especialmente em meninos. 

Quanto à ansiedade e depressão, uma pesquisa quantificou o BPA na urina das gestantes durante o terceiro trimestre e na urina das crianças aos três e cinco anos de idade por meio do Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS) e Children’s Depression Rating Scale (CDRS), e demonstrou que há evidências de que a exposição pré-natal ao BPA está associada a mais sintomas de ansiedade e depressão em meninos, entre 10 e 12 anos. 

Como funciona o processo de desintoxicação e prevenção? 

Existem vários caminhos para proteger o seu pequeno dos transtornos psicológicos e também se desintoxicar do consumo desenfreado do plástico.

Hoje, sabemos que uma alimentação saudável é o segredo para uma vida melhor. Além disso, não há outra alternativa, que não mudar radicalmente o estilo de vida em relação não só aos alimentos, mas também à utilização do plástico. 

Gostou do assunto e ficou interessado(a) em aprender sobre o tema completo? Adquira neste link o livro Epidemia do Plástico – Bisfenol A (BPA): Você precisa saber!. Você também pode me acompanhar nas redes sociais: 

Clique aqui para seguir no Instagram. | Clique aqui para seguir no Facebook. 

Referências: 

Ye BS, Leung AOW, Wong MH. The association of environmental toxicants and autism spectrum disorders in children. Environ Pollut. 2017 Aug;227:234-242. doi:10.10.1016/j.envpol.2017.04.039. Epub 2017 May 2. Review. PubMed PMID: 28475976.

Perera F, Nolte ELR, Wang Y, et al. Bisphenol A exposure and symptoms of anxiety and depression among inner city children at 10-12 years of age. Environ Res. 2016;151:195-202. doi:10.1016/j.envres.2016.07.028

Andreia

Compartilhar
Publicado por
Andreia

Posts recentes

Riscos de engasgos: Insegurança na Introdução da Alimentação Complementar

Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…

2 anos atrás

Obesidade infantil: apenas atividade física resolve?

“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…

2 anos atrás

Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno

Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…

2 anos atrás

Montando um lanche equilibrado para a criançada

As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…

2 anos atrás

Crianças vegetarianas: Como complementar a proteína na alimentação?

Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…

3 anos atrás

O que fazer quando a criança perde o interesse pela comida?

Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…

3 anos atrás

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/andreiafriques/www/wp-includes/functions.php on line 5277

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/andreiafriques/www/wp-includes/functions.php on line 5277