Quando se trata de gravidez, desejamos um trabalho de parto tranquilo, rápido, sem intercorrências e traumas. O objetivo é que seja o mais saudável possível.
Existem, inúmeras coisas que você pode fazer para ajudar no trabalho de parto. Há evidências, que mostram que a ingestão de tâmaras também pode ajudar nessa etapa.
Estudos mostram que comer tâmaras durante as últimas semanas de gravidez pode ter efeitos positivos no trabalho de parto e no pós parto.
Elas ajudam no “amadurecimento” do colo do útero, o que pode reduzir a duração do trabalho de parto, reduzindo assim a necessidade de ocitocina e prostaglandinas para induzir o parto.
Para falar mais sobre os benefícios do consumo dessa fruta durante a gestação, preparei o artigo abaixo que está repleto de informações. Confira!
Benefícios das tâmaras
As tâmaras são seguras e benéficas para a mãe e seu bebê. O açúcar das frutas se decompõem e fornecem energia sem causar um aumento significativo nos níveis de glicose no organismo. Além disso, elas podem satisfazer o desejo por doces.
A ingestão da fruta, pode fornecer energia durante o trabalho de parto e ainda pode ajudar a promover as contrações uterinas, aumentando a sensibilidade do útero à ocitocina. Comer tâmaras pode facilitar o trabalho de parto, bem como reduzir a incidência de hemorragia pós-parto.
Essa fruta também é riquíssima em vitaminas e minerais. Apenas 100 gramas delas nos fornecem:
- Folato – 15mcg
- Ferro- 0,9mg
- Vitamina K – 2.7mcg
- Magnésio – 54mg
- Potássio – 696mg
Leia também::: Quais alimentos aliviam o enjoo na gravidez?
Como ela ajuda na gravidez?
Aqui estão alguns benefícios específicos de comer tâmaras durante a gravidez:
Fornece energia
Durante a gravidez, você precisa de mais energia do que o normal. Consumir uma porção de tâmaras todos os dias fornecerá energia e nutrientes que colaboram com a saúde e bem-estar para as atividades diárias.
Alívio da constipação
As tâmaras são fontes ricas em fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino, ajudando a aliviar a constipação que muito comum na gravidez.
Prevenção de má formação
As tâmaras são uma boa fonte de folato. O folato previne deficiências congênitas relacionados ao cérebro e à medula espinhal. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda suplementos de folato e ingestão de alimentos ricos em folato antes e durante a gravidez, para prevenir deficiências congênitas.
Vitamina K
Os bebês nascem com baixo teor de vitamina K, que auxilia na coagulação e no desenvolvimento ósseo. Portanto, a ingestão materna de tâmaras durante e após a gravidez, pode ser uma fonte dessa vitamina, inclusive através do leite materno.
Ferro
As tâmaras contêm ferro e podem ajudar na prevenção da anemia durante a gravidez.
Mantém o equilíbrio hídrico
As tâmaras contêm potássio, que mantém o equilíbrio hídrico no corpo, regula a pressão arterial e evita cãibras musculares. A deficiência desse mineral pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Ossos e dentes do bebê
O magnésio é um mineral essencial, auxilia na formação dos dentes e ossos do bebê. Também regula os níveis de açúcar no sangue e de pressão arterial. As tâmaras ajudam na prevenção da deficiência de magnésio na gravidez, o que pode aumentar o risco de hipertensão crônica, pré-eclâmpsia, disfunção placentária e parto prematuro.
Leia também::: Vitamina B12: Suplementação fundamental na gestação
Consuma tâmaras na gravidez!
Como é possível perceber, consumir tâmaras durante a gravidez é uma forma excelente de dar mais energia e saúde ao corpo tanto da mamãe quanto do bebê! E elas podem ser consumidas em qualquer fase da gestação.
É claro que deve-se evitar o excesso!
Além disso, embora as tâmaras sejam uma fonte de coisas boas, siga sempre a orientação do seu nutricionista materno-infantil sobre como, quando e quanto consumir para prevenir quaisquer efeitos indesejados.
As tâmaras podem ser uma excelente alternativa para substituir a utilização do açúcar durante a gravidez, seu desejo por doce será atendido! E para mais dicas e muita informação, siga meu canal do Youtube!