You are currently viewing É necessário se exercitar durante a gestação?
  • Post author:
  • Post category:Gestantes
  • Post last modified:17 de dezembro de 2021

Manter uma rotina regular de exercícios durante a gestação pode ajudá-la a se manter saudável e a sentir-se bem.

 Estar fisicamente ativa durante a gravidez oferece muitos benefícios à  mulher, entre elas  saúde psicológica, melhor condicionamento aeróbio e menor risco de ganho excessivo de peso. 

Sabemos que a atividade física pode  prevenir o diabetes gestacional, aliviar o estresse e aumentar a resistência necessária para o trabalho de parto e o parto.

Mas é claro que toda atividade física durante a gestação deve contar com a orientação de um profissional capacitado e  deve ser autorizada pelo obstetra que faz o acompanhamento pré-natal.

E para conhecer mais sobre os benefícios do exercício durante a gestação, confira o artigo que preparei abaixo!

Benefícios da atividade física na gestação

Os benefícios de caminhar, nadar ou dançar durante a gestação não são bons apenas para as mamães. 

O exercício é tão bom para o seu bebê quanto para você. Confira alguns dos benefícios potenciais do exercício durante a gestação para seu bebê:

Probabilidade reduzida de diabetes

Um estudo descobriu que ratos nascidos de mães que se exercitavam tinham melhor sensibilidade à insulina, até mesmo quando adultos.

Contribuição para a saúde cerebral

Em um  estudo em que foi analisado a prole de camundongos de fêmeas prenhas submetidas ao exercício físico foi demonstrado que os descendentes desse grupo  eram menos propensos à neurodegeneração.  

Menor IMC

Pesquisadores  também demonstraram que filhotes de fêmeas prenhas submetidas ao exercício físico na gestação eram menos propensos a obesidade e diabetes. 

Além disso, observaram o mesmo efeito em animais que receberam uma dieta rica em  em gordura. 

Um coração saudável 

Um grupo de pesquisadores analisando bebês  observaram  que a rotina de exercícios regulares durante a gestação reduziu a  frequência cardíaca dos fetos na 36ª semana de gestação. 

Em 2014, fizeram o acompanhamento  dos bebês com 1 mês de vida e  observaram que os efeitos dos exercícios praticados pela mãe na gestação ainda estavam influenciando a frequência cardíaca dos bebês, mesmo após o nascimento. 

Leia também::: Vitamina B12: Suplementação fundamental na gestação

Pratique exercícios na gestação

Mesmo que a maioria dos estudos tenham sido realizados em animais, os resultados são bastante promissores para humanos.

Além disso, a maioria dos estudos sobre os benefícios dos exercícios durante a gestação analisa os efeitos de cerca de 150 minutos de tempo ativo por semana. 

Essas sessões podem ser cinco sessões de meia hora ou três ou quatro aulas mais longas. 

A prática de qualquer atividade física que favoreça ao aumento da  sua frequência cardíaca e mantenha seus músculos ativos são importantes, pode ser: caminhada, corrida, ioga, pilates, dança, aulas de aeróbica e natação.

Assista também::: Principais causas de DIABETES GESTACIONAL

Vá no seu tempo

Além disso, se você é gestante, respeite o seu tempo. Faça atividade conforme a sua capacidade e vá aumentando aos poucos a duração, a intensidade e a frequência. Dedique-se a prática de atividade física, reserve um tempo para isso. Vai valer a pena!  

Apenas certifique-se de seguir as regras de segurança para exercícios durante a gravidez: evite esportes de contato e atividades com alto risco de queda. 

E interrompa o exercício, caso venha sentir qualquer desconforto. Também sempre converse com o seu obstetra, avaliando os eventuais riscos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre exercícios durante a gestação e seus benefícios. E para mais dicas e informações, siga também meu canal no Youtube!