Quer saber quais bebidas para grávidas são permitidas?
Existem muitas dúvidas sobre a alimentação ao longo da gravidez. Porém, o que poucos sabem é que nem todas as bebidas são indicadas durante esse período.
Mesmo que sejam naturais e não pareçam oferecer riscos à saúde, precisam ser avaliados e com alguns até as pacientes tendem a se surpreender em relação à proibição.
Confira a seguir quais são as bebidas para grávidas permitidas e proibidas.
Água
Sem dúvidas, uma das bebidas mais importantes para a gestante. A hidratação é essencial para todas as pessoas, mas em especial nessa fase em que uma nova vida se forma.
Ao longo da gestação, o organismo tem uma demanda maior por água devido ao líquido amniótico e às funções do intestino.
Com a ajuda do nutricionista materno-infantil, a gestante pode chegar à quantidade de água necessária ao longo do dia.
A água auxilia na manutenção da temperatura do organismo, melhorando o seu funcionamento. Nos casos em que a gestante sofre muito com enjoos, é possível adicionar limão ou gengibre à água.
Sucos de frutas
Não são proibidos, porém, devem ser consumidos sob orientação do nutricionista.
Isso porque os sucos trazem apenas o açúcar da fruta que é a frutose, desprovido das fibras da fruta que poderiam auxiliar no processo de digestão.
Eu prefiro aconselhar o consumo da fruta in natura. Porém, caso a gestante não apresente problemas glicêmicos, o suco natural pode ser consumido com moderação.
Além da orientação profissional, também peço que priorize usar a fruta orgânica e passe longe dos sucos industrializados disponíveis em supermercados.
Refrigerantes
Acredito que o refrigerante não é uma bebida adequada a nenhuma fase da vida, muito menos enquanto a mulher espera bebê.
Os aditivos, açúcares e corantes excessivos dessa bebida inflamam o corpo da mulher e do bebê. Além de programar metabolicamente o organismo do futuro filho para desenvolver uma série de problemas.
Por isso, nos casos em que a gestante não fica sem refrigerante, o ideal é substituir pelas bebidas permitidas desde o preparo pré-gestacional.
Álcool
É muito comum a pergunta sobre a dose segura de álcool na gravidez. E a resposta é simples: zero! Conforme estudo da Academia Americana de Pediatria, todo o nível alcoólico consumido pela mãe é absorvido pelo feto em 30 minutos.
Mas, o pior de tudo foi a conclusão final. Como o organismo desse ser humano em formação é muito imaturo, esse álcool é sentido 8 vezes mais forte. Portanto, não, gestante não pode consumir álcool.
Leite
O leite pode ser consumido, mas não é obrigatório. O cálcio pode ser obtido por outros meios, como queijos, iogurte natural, leites vegetais enriquecidos, gergelim e vegetais em tom de verde escuro.
Além disso, em muitos casos, a suplementação desse mineral pode ocorrer. Esse alimento, de fato, eu recomendo que converse com o nutricionista para avaliar se existe necessidade.
Chás
Apesar de naturais, os chás baseados em ervas não são recomendados para gestantes. Isso porque a sua composição varia de acordo com cada região onde é cultivado e nem sempre se sabe quais os efeitos podem ser desencadeados.
Recomendo os chás baseados em cascas de frutas e orientação de nutricionista para consumo.
Bebidas fermentadas como kombucha e kefir
O kefir cultivado com leite ou água são altamente recomendáveis para as gestantes, desde que sejam tomados os cuidados para que não brotem microorganismos indesejados. Toda higiene é muito bem-vinda no preparo.
No entanto, a kombucha, como tem na base de seu preparo o chá verde, nem sempre é recomendada. Bebidas cafeinadas não são uma boa opção para a gestante, conforme veremos no próximo item.
Café
A cafeína é um estimulante cerebral para a mulher e seu bebê. Assim, quanto menos for consumido, melhor. O café descafeinado não é indicado devido ao processo químico de remover a cafeína ao qual é submetido.
Peço para evitar, principalmente, as versões capsuladas devido ao contato com plástico e alumínio e altamente contaminantes.
Espero que este artigo tenha esclarecido sobre quais bebidas para grávidas são permitidas.