Hoje em dia já é comum ver pessoas associando o peito de peru com uma dieta saudável.
O problema está no fato de que, apesar de ser magro (possuir baixo teor de gorduras) e light, o peito de peru é um alimento embutido, rico em corantes,conservantes, vários aditivos químicos e sódio, não devendo fazer parte de nossa alimentação habitual, muito menos de minhas GESTANTES e CRIANÇAS! Ok?!
Para se ter uma idéia, uma porção de 40gr desse produto (2 fatias, em média) pode apresentar até 500mg de Sódio, que representa cerca de um terço do valor total recomendado de sódio a ser ingerido durante todo o dia.
O Sódio é um elemento essencial para um bom funcionamento fisiológico, entretanto, seu excesso está relacionado com doenças cardiovasculares e sobrecarga renal. Além disso, por se tratar de um alimento embutido e defumado, podemos encontrar na composição Nitritos e Nitratos, responsáveis para promover a conservação, conferir cor e sabor a eles. O problema é que estes compostos são comprovadamente tóxicos para nossa saúde, podendo levar ao surgimento de várias doenças.
Mas e no dia a dia, como podemos lidar com a falta destes alimentos?
Essa não é uma missão impossível, pois podemos substituir este e outros alimentos embutidos na nossa dieta por opções mais saudáveis e funcionais, como por exemplo:
• Tofu: É uma espécie de queijo de soja muito consumido em países Asiáticos e é uma opção muito versátil para se incluir na dieta. Fonte de proteínas de alta qualidade, vitaminas do complexo B, Cálcio, Magnésio e Ferro.
• Ricota: É um tipo de queijo que passa por um processo diferenciado de extração, garantindo uma maior concentração de proteínas e aminoácidos de fácil digestibilidade, além de ser rico em vitaminas (A, D, E, B) e minerais (Cálcio, Fósforo e Potássio).
• Queijos magros em geral: por exemplo, Cottage, Queijo tipo Minas Ligth e Mussarela de Búfala.
• Pasta funcional de Macadâmia: Receitinha aqui no blog. A macadâmia é uma oleaginosa considerada um alimento funcional. Tem propriedades antioxidantes e aumenta a defesa natural do organismo, além de ser fonte de Potássio e de gorduras boas para o corpo.
• Ovos mexidos: fritos no óleo de coco extra-virgem com orégano e temperos naturais é uma opção protéica bem elaborada e rica em sabor.
• Pastas com Biomassa de Banana Verde: por exemplo, “La Pianezza” (encontram em casas de produtos naturais). É rico em Fibras, Ferro e Manganês, baixo teor de Sódio e auxilia na absorção de Vitaminas e Minerais pelo corpo.
Usem a criatividade, façam receitas bacanas e saudáveis, procurem sempre dar preferência a alimentos naturais e tenham mais saúde.
Assim formamos uma corrente do bem, trazendo mais saúde para nossa família!
Com amor,
Andreia Friques