You are currently viewing 7 Coisas que Atrapalham a Amamentação

Muitas mulheres desejam amamentar, se esforçam, se dedicam, mas não conseguem, por diversos motivos!

Há muitos anos acompanho mães amamentando e vivi pessoalmente a experiência de amamentar meus filhos!

Para muitas, essa etapa da vida que deveria ser tão natural acaba sendo um desafio grande e às vezes “sofrido”. Para mim, o segredo do sucesso está em uma “rede de apoio à mulher que amamenta”.

Dica de hoje, 7 coisas que ATRAPALHAM a mulher que deseja amamentar:

1) Não ser bem preparada durante a gestação! As orientações para o Aleitamento Materno devem ser iniciadas desde a 1ª consulta!

2) Não receber o suporte adequado na MATERNIDADE! Muitos serviços não conseguem dar o apoio que a mãe precisa e acabam por estimulá-la a aceitar a oferta precoce da fórmula infantil em muitos casos, sem uma real necessidade!

3) Não ter apoio suficiente da FAMÍLIA! Papai, Avós, Tias, Babás: a mãe precisa do suporte, carinho e compreensão de vocês!

4) Não conseguir descansar! Excesso de visitas, falta de organização na logística da casa, atrapalham (e muito)! Mamãe: quando o bebê dormir, “largue tudo” e durma também!

5) Dar ouvido aos “palpiteiros de plantão”! Sempre tem alguém para dizer que seu leite é fraco, que ela não amamentou o filho e nem por isso ele deixou de ser super saudável, etc! Tampe seus ouvidos!

6) Ser levada a acreditar que amamentar é um “mar de rosas” e concluir: se comigo não está sendo fácil, é porque algo está errado! Querida, cada caso é um caso! Para muitas mulheres os primeiros 3 meses são difíceis mesmo! Busque apoio em um Banco de Leite, não desista!

7) Beber pouco líquido! Você precisa ingerir entre 3 a 4 litros de líquidos por dia (água, sucos naturais, chás calmantes: erva doce, frutas, camomila, etc). Deixe garrafas de água espalhadas pela casa, parece bobagem, mas não é!

Aproveite para ler meu Guia Completo da Amamentação aqui!

Com amor,

Andreia Friques