You are currently viewing O que a nutrição pode fazer por um AUTISTA?

Algum tempo atrás recebi uma criança autista em meu consultório que fazia inúmeras terapias, tomava vários medicamentos e alimentava-se exclusivamente, já há alguns anos, de: Arroz + Chips de Batata + Guaraná + Leite.

Quem lida com crianças autistas sabe que a seletividade alimentar está presente em muitas delas.

Foram quase 2 horas de consulta, conversamos profundamente sobre a Nutrição, traçamos metas, fizemos pequenos combinados!

Algum tempo depois os pais voltaram e me disseram:

Doutora, conseguimos algumas mudanças (meus pacientes sabem: eu comemoro cada pequena mudança como uma grande conquista!), estamos até vendo alguns resultados. Mas estamos um pouco confusos porque fomos em um profissional que cuida dela há alguns anos, e ele nos disse que NÃO HÁ EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS que a Nutrição melhore os sintomas do autismo e que essa dieta talvez seja um sacrifício grande demais para ela!

OBS.: Eu ainda não havia passado nenhuma dieta, apenas sugerido pequenas mudanças que, como disse, a família estava conseguindo fazer).

Eu respondi:

Papai e mamãe: Eu não estou preocupada apenas com o autismo do seu filho, estou preocupada com a SAÚDE DELE E TODAS AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PROVAM QUE UMA NUTRIÇÃO ADEQUADA É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE DO “SER HUMANO”! 

 

Embora existam SIM, inúmeros estudos sobre vários aspectos da Nutrição e Autismo a SOCIEDADE PRECISA COMPREENDER que, antes de ser autista o indivíduo no Spectro é um SER HUMANO e até onde a ciência já evoluiu POUCAS COISAS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE HUMANA QUANTO UMA NUTRIÇÃO ADEQUADA!

Até quando a sociedade e até mesmo alguns profissionais da saúde vão negar essa realidade?!

Finalizo voltando ao título do post:

“O que a nutrição pode fazer por um Autista?”

E eu respondo: substitua essa pergunta por:

“O que a Nutrição pode fazer pelo SerHumano?”

AOS QUE ME PERGUNTAM sobre qual “linha” de dieta eu sigo, respondo:

Trabalho com nutrição personalizada, individualizada e acredito que cada ser humano deve ser enxergado como único, inclusive, sob o ponto de vista nutricional!

Conheça aqui as minhas melhores dicas e receitas para alimentar bem seus filhos!

Com amor,

Andreia Friques ♥