You are currently viewing Papinha é coisa séria!!!

Atendo muitas mães de bebês no consultório, a maioria tem sempre a mesma pergunta:  – O que tenho que colocar na papinha para que ela fique completa, com todos os grupos alimentares?

Elaborei um resumo para as mamães de bebês que já passaram dos seis meses e estão na alimentação complementar, anota aí!

Cada papa deve ser composta por, pelo menos, um item de cada grupo:

 Carnes: Bovinas, aves, peixes (pode ser substituída, de vez em quando, por gema de ovo cozida)

Verduras: Almeirão, agrião, espinafre, couve, brócolis, escarola, repolho, rúcula, acelga, chicória

 Legumes: Cenoura, abobrinha, beterraba, berinjela, jiló, couve-flor, nabo, chuchu, quiabo, vagem, aipo

 Tubérculos: Batata, cará, inhame, abóbora, mandioca, mandioquinha

Cereais:  Arroz, aveia, fubá, massas

Leguminosas:  Feijão, soja, lentilha, grão de bico, ervilhas

Observações:

 Quantidade: varia de acordo com o peso, a idade, a aceitação, entre outros fatores. Sugiro que, inicialmente, guiem-se por aqueles potinhos de papinha industrializada, que trazem, em média para a primeira etapa, 120g. Outra dica é colocar no prato a medida da circunferência de um pires pequeno, de café. Rapidinho vocês começarão a perceber quando ele começar a pedir mais.

Temperos: Use cebola, salsinha e alho. De vez em quando, cebolinha, tomilho, salsão. Vá observando a aceitação do bebê. Tendo em vista que por volta dos 12 meses ele deve estar apto a alimentar-se com a comida da família, sugiro que por volta dos 10 meses, comecem a introdução do sal, de preferência o sal marinho integral e em pequenas quantidades (uma “pitadinha”).

Consistência: Amasse os alimentos com o garfo, mas deixe alguns, como a batata que é molinha, picadinha para a criança já se habituar com alimentos mais sólidos. Nada de liquidificador!  Depois de pronta, adicione um fio de azeite extra-virgem, acidez menor que 0,5% ao pratinho do bebê e, de vez em quando, pingue gotinhas de limão para aumentar a absorção do Ferro e variar o sabor!  Vamos continuar falando sobre esse assunto em outros post´s, afinal, PAPINHA É COISA SÉRIA! Enquanto isso, aguardo os comentários, dúvidas e sugestões de vocês, abraços!