Você pesquisou e descobriu que a introdução alimentar das crianças deve ocorrer entre os 6 meses e um ano. Mas seu bebê só quer mamar em vez de comer, e isso pode ser preocupante para você!
Mas calma! Antes de tudo é preciso dizer que cada bebê — assim como qualquer ser humano — é diferente. E como tal, não há uma regra exata de quando seu bebê vai querer outros alimentos além da amamentação.
Porém, a introdução alimentar é um processo necessário, mas que requer calma, compreensão e muito amor. É nesse momento que você determinará grande parte dos gostos futuros do seu filho.
E sobre como fazer essa introdução alimentar em seu bebê que só quer mamar que trato no artigo a seguir. Vamos conseguir juntas?
A introdução da alimentação complementar – período que vai dos 6 meses a 1 ano – é um verdadeiro universo de descobertas. É nessa fase que seu bebê começará a conhecer novos alimentos, novos sabores.
Também um momento de grande aprendizado para eles e também para os pais. É nesse momento que a amamentação começará a deixar de ser a principal fonte de nutrientes, passando a ocupar um passo secundário — mais ainda importante — no desenvolvimento dos bebês.
Até os seis meses de idade, a recomendação é que o leite materno seja sua única fonte de alimento. Após essa fase, o ideal é iniciar a introdução alimentar. Começar com sólidos é um marco de desenvolvimento único e realmente não existe uma idade mágica que se adapte a todos os bebês. Ou seja, pode ser um pouquinho depois, mas não é aconselhado que ocorra antes.
Observe se seu bebê está pronto para comer sólidos e baseie sua decisão de quando começar nessas observações combinadas com uma conversa com seu pediatra. Além disso, seu bebê se mostrará pronto quando:
Como dissemos lá no início, cada ser é único. Ou seja, não é porque seu filho já tem mais de seis meses e já se senta sem apoio, que irá aceitar todos os alimentos que oferecer a ele.
Em alguns casos, ele pode ser relutante e só querer mamar ao invés de comer. E em geral, isso vem acompanhado de caretas, recusa, choro e pratos jogados no chão!
É preciso lembrar que ele estará experimentando novos sabores e texturas. E como toda mudança, pode não ser fácil.
Quando isso acontecer, as dicas que dou são:
Tudo é um processo e como tal requer carinho e compreensão. Procure conversar com seu bebê, diga palavras de incentivo e, quando for possível, o coloque para fazer suas refeições junto com a família. Ele se sentirá integrante desse momento e pode ser mais colaborativo.
Também permita que ele toque os alimentos, sinta sua textura, aroma e sabor. Por exemplo, permita que ele mesmo pegue o brócolis e leve a boca. Ou então que coloque a mão naquele purezinho que você preparou e leve a boca. Tudo são experiências e novas descobertas para ele!
Com o passar do tempo, é possível compreender quais alimentos ele mais gosta, o que vai tornando mais fácil o processo. Ele deixará de querer só mamar e passará a gostar dos novos alimentos.
O ideal é também seguir uma nutrição balanceada, de acordo com suas necessidades. Procure evitar os alimentos industrializados e dê preferência por aqueles preparados especialmente ao seu filho.
Você também pode elaborar um cardápio, com um alimento de cada grupo:
Dessa forma você prepara uma refeição completa para o seu bebê, que além de nutritiva, também será bastante saborosa.
Portanto, se seu bebê só quer mamar em vez de comer, tente seguir as dicas acima! Com paciência e muito carinho, essa fase será superada!
Nos primeiros anos de vida, os riscos de engasgos são maiores pois ainda não possuem…
“Coloca na natação que ele emagrece” “Quando crescer ele perde esse peso” “Aumenta a atividade…
Um novo mês e com ele inicia-se também uma campanha lindíssima: conscientizar a população sobre…
As férias da criançada estão chegando e o cuidado com a alimentação continua, arrisco dizer…
Antes de tudo, é preciso que a família aprenda a respeitar essa fase das crianças,…
Nossos bebês têm um ritmo de crescimento, desenvolvimento e ganho de peso muito acelerado no…