Meu bebê não dorme a noite toda: o que fazer?

Meu bebê não dorme a noite toda: o que fazer?

Meu bebê não dorme a noite toda. Quando é que ele vai conseguir?

Se você está se sentindo exausta devido às demandas do bebê que acorda muitas vezes à noite, seja para mamar ou mesmo chorando muito, sinta-se abraçada. Saiba que muitas mães passam pelo mesmo neste exato momento.

Quando ouvimos de outras mulheres que seus bebês dormem a noite toda, é comum sentir-se diminuída. No entanto, pode ser que a percepção do que é dormir a noite toda para essa mãe seja diferente do que você pensa.

Quando uma mãe diz que seu bebê dorme a noite toda, pode ser que:

  1. Ele durma entre seis e oito horas seguidas por noite, sem acordar nenhuma vez;
  2. Ele acorde poucas vezes durante a noite, mame e/ou troque a fralda e durma logo em seguida;
  3. Ele acorde muitas vezes, porém, a mãe sente medo de julgamentos e para evitar desgastes fala que o bebê dorme muito bem.

Portanto, se o seu filho não dorme bem, sinta-se abraçada. Toda criança conta com diferentes fases e todas elas tem um início e um fim. Assim, quando você pensa “meu bebê não dorme a noite toda, o que faço?”, entenda que conseguirão sim estabelecer uma rotina de sono no tempo de vocês.

Quero te auxiliar nesse processo de fazer seu filho dormir melhor. Por meio de um bom sono, ele vai ser mais feliz e você menos exausta.

Meu bebê não dorme, e agora?

Você sabe o que influencia no sono do seu filho? Os hábitos de dormir são diferentes durante cada fase do crescimento. No entanto, os momentos de sono são regidos pelo mesmo ciclo cardiano dos adultos, que é composto pelo cotidiano de alimentação, temperatura corporal e cargas hormonais.

Quando falamos de recém-nascidos, que são os bebês até 28 dias de vida, os horários de sono são bem irregulares. Afinal, os pequenos acabaram de chegar ao mundo e estão em fase de adaptação, conhecendo a rotina da casa e os pais também estão se adaptando a eles. No total, costumam dormir entre 10 e 18 horas diárias, mas nunca com horário definido.

A partir dos três meses, o bebê deve aprender a “desligar” seu sistema digestivo durante a noite, reduzindo assim as mamadas noturnas. Enquanto os recém-nascidos costumam adormecer durante o ato de mamar, é importante que a partir dos 3 meses os bebês deixem de associar o sono da alimentação.

É interessante criar um cronograma de mamadas, sendo a última da noite bem caprichada a fim de facilitar o sono. Quanto melhor seu bebê mama, melhor ele dorme. Se você está com dificuldades em amamentar, veja meu artigo sobre dicas práticas para amamentação.

Dicas para o bebê dormir melhor

Se o seu filho não dorme bem, pode ser que esteja na hora de criar um ritual de sono. Assim como muitos adultos gostam de beber um chá ou fazer uma leitura leve antes de dormir, para o bebê também pode ajudar.

O mais famoso deles é combinar o  banho seguido de amamentação e ser colocado para dormir. A partir dos 3 meses, eles já movimentam as mãos e podem contar com brinquedos fofinhos que os acalme. A confusão entre dia e noite é mais frequente entre recém-nascidos. Assim, se o seu bebê é mais velho e continua trocando os períodos, procure ajuda pediátrica.

Outro fator que pode influenciar o sono do bebê é o excesso de estímulos durante o dia. O que para nós é uma simples visita de amigos ou passeio ao shopping, para os bebês é uma grande novidade. Quando ficam muito cansados, em vez de dormir mais rápido, ficam irritados e demoram mais para conseguir descansar.

Em geral, é importante observar as preferências do bebê quando o assunto é sono. Em vez de perguntar “por que meu bebê não dorme?”, procure saber o que você pode fazer para ajudá-lo.

Espero que meu artigo auxilie você e seu filho a terem bons momentos de descanso todos os dias.

Com amor!

Andreia Friques

Fechar Menu