Como fazer a introdução alimentar do bebê com alergia?

Como fazer a introdução alimentar do bebê com alergia?

Fazer a introdução alimentar do bebê com alergia pode ser um desafio para pais e profissionais.

Infelizmente, encontrar bebês menores de um ano que já manifestam alguma alergia é cada vez mais comum. Não importa se os pais contam com algum tipo de alergia ou não. A alergia alimentar não depende de um fator genético para se manifestar.

Continue até o final do artigo para descobrir como fazer a introdução do bebê com alergia.

Quais alimentos dão alergia?

Os alimentos alergênicos são contra-indicados durante a fase da introdução alimentar. Leite de vaca, oleaginosas e derivados da proteína de soja são recomendados apenas após o primeiro aniversário.

No entanto, pode ser que o bebê manifeste alergia mesmo antes da introdução alimentar, afinal, tem contato com traços desses alimentos durante a amamentação. Afinal, é bem possível que a mãe consuma e passe para o leite.

Em outros casos, pode ser que a família tenha oferecido um desses alimentos durante a introdução alimentar e, assim, originou alguma reação alérgica.

Leia também: Por qual alimento começar a introdução alimentar?

Identificando alergias

Para que o bebê seja diagnosticado como alérgico, é preciso que seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Nutricionista materno-infantil, pediatra e alergista devem examinar a criança, cada um a partir do seu ponto de vista, para chegar a uma conclusão final.

Entre os sintomas mais comuns da alergia alimentar, estão a presença de sangue nas fezes, as manchas pelo corpo, inchaços na língua e na região da boca, gases e cólicas fortes.

Todos esses sinais são averiguados pela equipe capacitada para este fim. A partir do diagnóstico correto, a criança pode levar uma introdução alimentar tranquila.

Essa equipe fica responsável por prescrever uma introdução alimentar personalizada para que esse bebê possa se desenvolver bem nutrido e sem correr os riscos de sofrer quaisquer reações alérgicas.

Eu espero ter esclarecido um pouco sobre a introdução alimentar do bebê com alergia.

Entendo que esse assunto é complexo e, na maior parte das vezes, bastante individual. Para esclarecer dúvidas dos pais em relação a esse e outros assuntos que envolvem a introdução alimentar, criei o Curso Bebê Vitaminado.

Em um formato 100% online, você tem acesso a 9 módulos completos, incluindo um módulo especial sobre bebês alérgicos. Esse assunto merece ser tratado com toda a atenção e seriedade, afinal, são os primeiros 1000 dias de vida que determinam a saúde de todos os outros anos.

Conheça agora: Curso Bebê Vitaminado.

Com amor.

Andreia Friques.

Fechar Menu