Festa infantil saudável: é possível e muito gostoso

Festa infantil saudável: é possível e muito gostoso

Uma festa infantil saudável é possível. Embora a maioria das pessoas relacione esse tipo de evento com guloseimas calóricas e repletas de açúcar, fazer uma festa infantil não precisa ser assim.

Sabemos que a Organização Mundial da Saúde – OMS recomenda que as crianças recebam exclusivamente o leite do peito até os seis meses. O Ministério da Saúde também não recomenda que alimentos com açúcar sejam oferecidos a crianças menores de dois anos.

Doces são calorias vazias que prejudicam a formação de bons hábitos alimentares em crianças. Quando a alimentação nos primeiros anos de vida não é regrada, a criança corre o risco de desenvolver diversas doenças ao longo de sua vida, incluindo a obesidade.

A boa notícia é que existem maneiras de fazer uma festa infantil saudável com delícias que vão agradar a todos.

Como fazer uma festa infantil saudável

A execução de uma festa infantil fica mais fácil com planejamento. Antes de fazer qualquer compra, defina o número de convidados, data, local e tema da festa. Não esqueça de reservar algumas atrações para as crianças, seja em brincadeiras divertidas feitas pelos adultos da festa ou por uma empresa especializada.

A decoração pode seguir os gostos do pequeno, se ele já tiver idade para definir suas preferências. Cores, brinquedos, personagens… Tudo pode ser motivo para a festa infantil.

Em seguida, você deve pensar nas comidinhas. Afaste a nuvem negra que é pensar em opções para o cardápio de uma festa infantil saudável abusando de frutas em lugar dos doces, cereais integrais no lugar dos convencionais, verduras e massas assadas nas opções salgadas.

Comer saudável combina totalmente com a alegria da festa infantil. Veja algumas opções.

Frutas

As cores, formas e sabores diversificados das frutas fazem qualquer festa infantil saudável e divertida. A dica é caprichar na apresentação. Se você domina a arte de desenhar, criar cenários e até mesmo cortá-las em formatos divertidos, este é o caminho. As frutas vão atrair os olhares e paladares infantis e podem até ser adequadas ao tema da festa.

Caso contrário, você também pode servir nos tradicionais potes transparentes, ou mesmo dispor em uma mesa para os convidados servirem-se à vontade. Se for do seu desejo inovar, que tal variar os tipos de frutas em um espetinho?

Lanches salgados

O terror dos pais que querem manter as crianças longe de uma alimentação gordurosa, muitas vezes, são as frituras.

Felizmente, as frituras podem ser substituídas por opções de massas mais saudáveis como:

  • Mini-pizza de massa caseira com tomate e queijo;
  • Esfihas ou quibes assados;
  • Muffin de queijo;
  • Pão de queijo caseiro;
  • Pipoca;
  • Palitinhos de cenoura, pepino e palmito;
  • Sanduíches naturais com verduras, patês e queijos.

Bebidas

Para evitar as bebidas açucaradas artificialmente, disponha de jarras com sucos naturais e chás. Se preferir algo mais personalizado, invista em garrafas individuais com o nome do aniversariante – que já pode ficar como lembrança da festa.

O mais importante em uma festa infantil saudável é dosar os alimentos de caloria vazia e açucarados com opções nutritivas para as crianças. Inclusive, porque pode ter entre os convidados pessoas com restrições alimentares.

Espero que meu blog tenha ajudado você a oferecer uma festa infantil mais divertida e saborosa sem prejudicar a saúde do seu filho.

Até a próxima!

Com amor

Andreia Friques.

Fechar Menu