Dar água ao bebê: quando é o momento certo para começar?

Dar água ao bebê: quando é o momento certo para começar?

Você quer saber quando começar a dar água ao bebê?

Essa parece ser uma dúvida pequena. Mas, na verdade, atormenta muitas mães. Principalmente aquelas de primeira viagem!

Falamos de um líquido 100% natural e essencial para o bom funcionamento do organismo. Assim, é normal que existam dúvidas sobre quando é interessante oferecer os primeiros goles de água.

Você também não sabe quando dar água ao bebê? Continue até o final do artigo para saber tudo sobre o assunto.

Dar água ao bebê é saudável?

A questão é que, apesar de parecer não fazer mal, dar água ao bebê nem sempre é necessário. Para aqueles mantidos exclusivamente na amamentação em livre demanda, o ideal é que comecem a beber água apenas a partir da introdução alimentar.

O próprio leite materno já conta com a água que o seu bebê precisa durante os primeiros meses de vida. Somente quando ele começa a ingerir os primeiros sólidos é que beber água se faz necessário.

Para produzir a quantidade de leite materno necessário à nutrição do seu filho, é muito importante que você, mamãe, beba muita água ao longo do seu dia. Esta é uma das recomendações para quem precisa aumentar a produção de leite materno.

No entanto, bebês que se alimentam de fórmula como complemento ou mesmo de forma exclusiva durante os primeiros meses, podem receber água mediante recomendação do nutricionista materno-infantil. Converse com ele para saber sobre quantidades e momentos de oferecer água ao bebê.

Como começar a oferecer água?

A quantidade de água a ser oferecida a partir do sexto mês varia conforme o clima local, o peso e a necessidade do bebê. Bebês maiores pedem mais água. Ou, em dias mais secos, a necessidade de hidratação também pode ser maior.

Você pode usar a urina como um parâmetro para saber se o seu filho está hidratado. Quando está amarelada e com cheiro forte, e também não é muito frequente, sinal de que precisa aumentar a quantidade de água ou de mamadas. Mas, se ele urina pelo menos seis vezes ao dia em quantidade alta e de cor clara, ele está bem hidratado.

Converse sempre com o seu nutricionista materno-infantil sobre esse assunto. É ele que pode orientar sobre a quantidade e periodicidade de oferecer água ao bebê.

Aproveito também para falar da importância do leite materno na nutrição infantil. O alimento mais completo para o bebê supre todas as suas necessidades, inclusive de hidratação.

Por isso, o ideal é que você siga a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS e amamente seu filho no peito exclusivamente até o sexto mês de vida e continue até os dois anos de idade.

A hora certa de dar água ao bebê é apenas uma das dúvidas que aparecem durante a introdução alimentar. Afinal, qual alimento oferecer primeiro? Será que precisa usar liquidificador? Quanta comida o bebê precisa?

Pensando na sua praticidade e na saúde do seu bebê, criei o Curso Bebê Vitaminado.

São 9 módulos em que você aprende tudo sobre introdução alimentar complementar, inclusive para bebês vegetarianos. Aproveite que o curso está em seu valor especial de lançamento e conheça agora: Curso Bebê Vitaminado.

Com amor.

Andreia Friques

Fechar Menu