Benefícios do limão na gestação: o que é mito ou verdade?

Benefícios do limão na gestação: o que é mito ou verdade?

Você já ouviu falar que o limão na gestação traz inúmeros benefícios? Estamos falando de um alimento que é repleto de mitos e verdades. O mais importante é que você saiba o que exatamente traz de benefício para essa fase.

O limão é uma fruta cítrica, rico em vitamina C e seu consumo durante a gravidez é absolutamente seguro. Vou aproveitar a oportunidade para listar os principais benefícios do limão na gestação.

Leia também: O que a gestante não pode comer de jeito nenhum?

Por que consumir limão na gestação?

Quando incluído em uma dieta equilibrada, o limão é um grande aliado da gestante em termos de saúde. Os principais benefícios do limão são:

Alívio dos enjoos

Em especial nos primeiros meses de gravidez, o limão pode inibir o mal estar durante os enjoos. Um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, do Irã, associa que o cheirinho do limão é o responsável por aliviar os enjoos.

Por isso, a gestante pode beber algumas gotas misturadas à água, logo de manhã cedinho, sempre sem açúcar ou adoçante.

Melhora a absorção do ferro dos alimentos

A suplementação do ferro é comum durante a gestação devido à necessidade extra por gerar uma nova vida. O ferro é essencial para o bom desenvolvimento do feto e quando o consumo é baixo a mãe corre o risco de desenvolver anemia.

O limão ajuda o organismo da gestante a absorver o ferro existente nos alimentos, garantindo uma gravidez saudável para a mulher.

Regula as funções intestinais

Sabe aquela conversa de que é normal a grávida ficar constipada? É mentira. Se você sente problemas para ir ao banheiro durante a gravidez, experimente incluir na sua rotina um copo de suco de limão. A fruta ajuda a regular o trânsito intestinal.

Cuidados ao consumir limão na gestação

Antes de incluir o suco do limão na sua rotina, converse com o seu médico e com o seu nutricionista. Em alguns casos, pode ser que a acidez do limão afete o seu sistema digestivo, agredindo a parede estomacal e causando azia.

Outra questão importante é o risco de manchas nos dentes que o limão pode ocasionar. Sempre que tomar o suco, faça a higiene bucal logo em seguida. Quando possível, use um canudo de metal.

Também não quero que você se iluda sobre a função do limão. Saiba que ele, sozinho, não é capaz de fazer a famosa “limpeza no organismo” chamada de detox, tampouco ajuda no emagrecimento durante essa fase.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre os benefícios do limão na gestação.

Com amor.

Andreia Friques.

Fechar Menu