Vai amamentar até quando? Entenda o processo de desmame

Vai amamentar até quando? Entenda o processo de desmame

Você vai amamentar até quando? Quando o bebê passou de um ano de idade, já anda por tudo e balbucia as primeiras palavras, as pessoas ao redor estranham o aleitamento. A pergunta vem de pessoas próximas e também de desconhecidos.

É o que basta para plantar a sementinha da dúvida. Se iniciar e consolidar a amamentação é um desafio, quando é o momento ideal para interrompê-la? Será que seguir amamentando tira a independência da criança?

Fique tranquila. Esta e outras dúvidas sobre o aleitamento materno depois dos 2 anos de idade são bastante normais. Continue até o final dessa conversa para entender.

Leia também: 10 benefícios da amamentação para mamãe e bebê

O quanto é o ideal amamentar

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê que acabou de nascer. A recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS é que seja mantido como alimento exclusivo até os seis meses de idade e, em seguida, como alimento complementar até os dois anos de idade.

Mas, isso significa que a criança não pode continuar mamando no peito? Definitivamente, não! Não existe problema em continuar a amamentação após os 24 meses.

O leite materno também não enfraquece conforme o tempo passa. Este é outro mito recorrente, pois o leite continua rico em nutrientes independente se o seu filho tem 2 meses ou 2 anos.

Após essa idade, por sinal, amamentar continua fazendo muito bem! Crianças que continuam no aleitamento materno após os 2 anos de idade têm menores chances de desenvolver sobrepeso e obesidade.

Saiba que em muitas culturas não-ocidentais as crianças costumam continuar na amamentação até os 3 ou 4 anos de idade. No entanto, em nossa sociedade ocidental, o desmame é muito mais incentivado o quanto antes.

O leite materno é um excelente complemento alimentar. Quando a criança tem uma alimentação saudável, o leite materno ajuda a suprir os nutrientes necessários – além do vínculo de mãe e filho que é ampliado.

Então, quando desmamar?

A hora de desmamar vai chegar. Existem muitos fatores que influenciam no desmame: a rotina da mãe, a dinâmica da família, a frequência que mãe e filho se encontram durante o dia.

Eu recomendo que o desmame seja tratado como um processo em vez de um acontecimento isolado. Essa decisão cabe à mãe, na maioria das vezes.

E quando a mãe deseja amamentar a criança durante o máximo de tempo possível? Neste caso, acredite, vai existir um momento em que a criança simplesmente não vai mais querer mamar.

Lembre-se que seu filho não mama apenas para se alimentar, mas também como forma de receber carinho. Então, conforme ele for aceitando outras formas de ser consolado e até uma maior quantidade e variedade de alimentos, pode ser que o interesse pelas mamadas diminua. Esse é um processo normal.

Portanto, mamãe, lembre-se: faça o que for melhor para você e para o seu filho. Quando perguntarem: “vai amamentar até quando?” você não precisa ficar insegura. Coloque a sua relação entre você e seu filho em primeiro lugar.

Espero que este artigo esclareça bem essa questão. Para saber tudo sobre amamentação, convido você a baixar agora o meu e-book Guia da Amamentação neste link.

Com amor.

Andreia Friques.

Fechar Menu