A importância da suplementação do ferro na gestação
suplementação do ferro na gestação

A importância da suplementação do ferro na gestação

A suplementação do ferro na gestação é bastante comum. Aposto como você conheceu uma grávida que recebeu essa indicação, ou você mesma suplementou.

Mas, você sabe por que essa suplementação é tão importante? Hoje, quero conversar com você sobre os casos em que é preciso suplementar e por que é fundamental para a mulher e o bebê.

A nutrição infantil começa na gestação

Como nutricionista materno-infantil, sempre fui apaixonada por levar saúde às crianças por meio da alimentação balanceada. Com tempo de clínica, percebi que não há como separar a criança da mãe e, por isso, a gestante deve estar bem nutrida.

Não apenas a gestante, mas também a mulher que pretende engravidar deve cuidar da sua saúde e nutrição. Isso inclui os bons níveis de ferro no organismo.

Geralmente, o exame base para medir a ferritina costuma ser a hemoglobina. Mas, esse exame considera apenas o número dos glóbulos vermelhos responsáveis pela oxigenação do sangue.

Seu organismo é inteligente e envia os nutrientes primeiro para as funções mais essenciais, no caso, o transporte de oxigênio para as células. Assim, você pode estar com estoque baixo de ferro e seu exame mostrar que a hemoglobina está em dia.

A mulher, pela sua fisiologia, absorve menos ferro que o homem e também perde todos os meses boa parte em sua menstruação.

Durante a gestação, o organismo prioriza que os nutrientes cheguem primeiro ao feto. Por isso, logo no início, é interessante que a mulher já esteja com um estoque bem alto de ferro. Esse estoque dificilmente é obtido pela alimentação. Por isso, a suplementação do ferro na gestação é tão importante.

Funções do ferro

Sua principal função é fabricar células vermelhas no sangue responsáveis pelo transporte do oxigênio por todo o organismo. Para a grávida, o ferro importante principalmente por que:

  • Reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso; 
  •   Reduz o risco de morte materna no parto e no pós-parto imediato; 
  •   Melhora a capacidade de aprendizagem da criança; 
  •   Melhora a resistência às infecções; 
  •   É fundamental para o crescimento saudável. 

A deficiência de ferro pode contar com variados graus. Em alguns casos, sequer conta com sintomas. Quando o organismo chega ao ponto de desenvolver anemia, significa que a falta de ferro já está bem alta.

Consequências da falta de ferro

Para a gestante, a anemia pode levar ao baixo peso do seu filho após o nascimento e o aumento do risco de mortalidade perinatal.

Durante a vida, a criança também tem mais chances de desenvolver anemia. Essa doença compromete a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem e da coordenação motora. Também conta com impactos no comportamento, como a falta de atenção e a fadiga. A anemia compromete, ainda, o sistema imunológico, deixando a criança mais vulnerável a infecções e doenças.

A boa notícia é que isso tudo pode ser evitado. A suplementação de ferro na gestação deve ser bem recomendada para contribuir para a formação dessa criança e prevenir doenças na mãe. Por isso, não ignore a indicação da suplementação de ferro nessa fase tão especial.

Eu espero que este artigo seja esclarecedor a você. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Dúvidas sobre suplementação?

Se você ainda tem dúvidas sobre suplementação, convido a conhecer meu e-book sobre o tema. O E-book Suplementação Infantil é um conteúdo de valor simbólico. Pelo preço de um cafezinho por dia, durante um mês, você vai saber:

  • Quais os principais nutrientes e sais minerais devem compor a alimentação do seu filho;
  • Quais alimentos contam com esses nutrientes;
  • Sintomas da falta de cada um deles;
  • Quando a suplementação é indicada;
  • Qual o papel do nutricionista materno-infantil nesse processo.

Preparei com muito carinho em uma linguagem bem acessível para que qualquer mãe compreenda e possa fazer as melhores escolhas para seu filho.

Acesse agora: E-book Suplementação Infantil

Eu espero que este artigo ajude você a entender a importância da suplementação de vitamina D para bebês e crianças.

Com amor.

Andreia Friques

Fechar Menu