9 dicas de alimentação para as férias escolares

9 dicas de alimentação para as férias escolares

A alimentação para as férias escolares é um grande desafio para muitas famílias. Afinal, é um momento que foge da rotina do ano todo que a família leva. Com as crianças em casa  – estejam ou não acompanhadas dos pais -, o cotidiano é outro.

Sem escola, curso de inglês, natação e outras ocupações, o desafio vai além de ocupar as crianças. Já pensou todo seu esforço de alimentação saudável ir por água abaixo em questão de semanas?

É normal o sentimento de maior permissividade na alimentação para as férias escolares. No entanto, como é um período de tempo bastante considerável, é importante que a família preste atenção nos alimentos consumidos pela criança durante esse tempo.

Para fazer essa época ainda mais divertida, com muitas gostosuras mas com poucos alimentos realmente prejudiciais, foi que elaborei este guia com dicas de alimentação para as férias escolares. Olha só:

1. Frutas

Elas não podem faltar em hipótese alguma! Dê preferência às frutas da estação, se possível adquiridas direto dos produtores. Mantenha sempre descascadas e picadas dentro de potes e ao alcance das crianças.

2. Sanduíches integrais

É verão e as crianças vão adorar opções fresquinhas para matar  a fome. Prefira o pão integral e recheie com alface, tomate, pasta de soja, queijo branco, frango desfiado, entre outros itens saudáveis. Vale usar os cortadores em formato de animais ou flores.

3. Cozinha em família

Que tal aproveitar as férias para viver momentos únicos com as crianças? Elas vão adorar cozinhar com os pais. Uma ideia é apostar no preparo de uma pizza com massa integral e queijos magros. Divirtam-se com os ingredientes que vão compor os recheios!

Cozinhar com os filhos é tudo de bom e já falei sobre o assunto neste artigo.

4. Picolés de frutas

Ainda pensando em uma atividade para fazer com as crianças e envolvendo a cozinha, que tal os “chup-chup” e os picolés? Basta ter algumas frutas congeladas, liquidificador e muita imaginação.

5. Beliscos saudáveis

Para manter salgadinhos tipo chips e biscoitos recheados longes dos armários, aposte na granola como opção doce. Se a vontade for de salgado, a pipoca é sempre a melhor saída.

6. Massa integral é melhor

É claro que as famosas bolachinhas não vão ficar 100% de fora. Então, dê preferência para os cookies e as rosquinhas preparadas com farinha integral. No mercado, você encontra diversos sabores, como mel, aveia, cacau e frutas vermelhas.

7. Água é indispensável

Como ficar longe dos refrigerantes? Carregando sempre consigo uma garrafa de água. Assim, você se livra da tentação de comprar um refresco à menor das reclamações sobre sede.

8. Para passear, lanches práticos

Lanches que ficam prontos rápidos ou dispensam preparo e não correm risco de contaminação devem ser os escolhidos para ir ao parque ou à praia. Cookies integrais, bolos caseiros, frutas in natura, pipocas e oleaginosas como castanhas são excelentes companhias.

9. Que tal um piquenique?

Para aqueles dias de sol que não sabemos o que fazer com as crianças, invente um piquenique. Aproveite para incentivar seu filho a brincar com bicicleta, bola, pipa, e também a comer saudável!

Escolha uma toalha colorida e, se possível, organize os alimentos em uma cesta de vime bem característica. Vale levar sanduichinhos integrais, saladas de frutas, sucos naturais… Ensine ao seu filho que ser saudável é muito legal.

Espero ter ajudado com essas dicas de alimentação para as férias escolares.

Com amor.

Andreia Friques

Fechar Menu